Políticas públicas para a juventude, um caminho para o desenvolvimento
Artigo do presidente do nacional da Juventude do PSDB, Marcello Richa (PR)
Artigo do presidente do nacional da Juventude do PSDB, Marcello Richa (PR)
Brasília – A juventude do PSDB tem como uma de suas bandeiras a promoção e o desenvolvimento de políticas públicas como ferramenta de melhoria da qualidade de vida dos mais de 50 milhões de jovens brasileiros. A nossa militância atua em diversos grêmios estudantis e diretórios acadêmicos no país. Os jovens do partido também desenvolvem projetos nas oito administrações estaduais governadas por tucanos.
Acreditamos que, em conjunto com os partidos políticos, o jovem pode buscar a participação no movimento estudantil, em conselhos municipais de políticas públicas e também em fóruns da juventude.
As políticas públicas de juventude, assim como qualquer outra política pública, só podem ser desenvolvidas em sua plenitude com uma forte articulação entre as esferas governamentais, partidos políticos e a sociedade civil.
Em 2011, Curitiba reforçou sua atuação junto aos jovens com a adição da pasta da Juventude na Secretária Municipal do Esporte, Lazer, até então assim designada. Em menos de dois anos já é possível constatar grandes avanços nesta área. Uma vez definida uma secretaria para atuar como articuladora dessa política no município, foi possível reforçar o diálogo com os jovens e entidades que atuam com este público, conhecendo suas principais demandas e ideias no intuito de atrair e reforçar a importância da participação do jovem na construção de políticas públicas voltadas para este segmento.
Por meio deste diálogo, Curitiba foi pioneira na criação das audiências públicas para a juventude, que em 2011 contou com a participação de aproximadamente 1.200 jovens entre 15 e 29 anos. Durante os eventos, os participantes puderam sanar dúvidas e contribuir com suas ideias, críticas, opiniões sobre os projetos, ações e programas destinados à juventude e suas comunidades.
Uma das maiores dificuldades detectadas nas audiências públicas foi a dificuldade do jovem em ter acesso a informações sobre programas, projetos e ações destinadas a sua faixa etária. A solução encontrada foi agir de forma ativa, com a realização de encontros semanais com entidades, grêmios escolares e grupos de jovens para apresentar os projetos municipais desenvolvidos em suas regiões que buscam fortalecer os vínculos familiares e o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional.
Em 2012, Curitiba deu outro grande avanço nas políticas públicas de juventude com a criação do Conselho Municipal da Juventude, que começou a desenvolver suas atividades em julho deste ano. Composto de maneira paritária, formado por representantes governamentais e da sociedade civil, o Conselho atuará na construção de políticas públicas para a juventude e controle social de projetos e serviços promovidos para este segmento em Curitiba.
Antiga demanda dos jovens em Curitiba, o Conselho ainda prevê a promoção de conferências municipais e a criação do Fundo Municipal da Juventude, que irá financiar ações e projetos que visam à defesa e garantia de direitos da juventude.
Para reforçar o trabalho do Conselho, a Prefeitura de Curitiba criou em 2011 o Comitê Intergestor de Políticas Públicas de Juventude, que conta com representantes de 17 secretarias e órgãos municipais. O Comitê tem como função fortalecer e promover a inclusão dos jovens em uma rede de apoio, serviços e benefícios que visam o seu desenvolvimento pessoal, profissional e social de forma rápida e dinâmica.
O resultado em curto prazo dessas ações foi visto durante a realização da Semana Jovem em Curitiba. Por meio do Comitê Intergestor, o número de atividades promovidas durante o evento triplicou. A Semana Jovem 2012 estabeleceu um recorde na cidade, com quase 15 mil participações, muito acima dos 4.500 de 2011.
Por meio do diálogo e articulação dos poderes públicos, a juventude curitibana, formada por aproximadamente 482 mil pessoas entre 15 a 29 anos, passou a receber mais oportunidades e acesso a informações de seu interesse. E temos certeza que os avanços realizados desde 2011 irão servir de base para o contínuo fortalecimento e ampliação desta política, reforçando a atuação e parceria da sociedade civil e órgãos governamentais, que irão resultar na formação cidadã de jovens críticos, atuantes e ativos na construção e melhoria da sociedade.
Marcello Richa é presidente nacional da Juventude do PSDB e secretário de Esporte Lazer e Juventude de Curitiba.