Ataídes Oliveira pede convocação de Lula e filho para deporem na CPI do Carf
Brasília (DF) – O presidente da CPI do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), apresentou requerimentos de convocação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de seu filho, Luis Cláudio Lula da Silva, e dos ex-ministros Gilberto Carvalho e Erenice Guerra para serem ouvidos sobre a compra de uma Medida Provisória editada no governo do presidente Lula.
Segundo informações do Broadcast Político desta terça-feira (6), os requerimentos apresentados na CPI são de convocação. Se aprovados na sessão desta quinta-feira (8), todos serão obrigados a comparecer.
O senador tucano afirmou ter concluído que há um “link muito forte” entre personagens investigados pela CPI e os que atuaram na suposta compra da MP. “O fato é gravíssimo, envolve os poderes Executivo e Legislativo. Pessoas investigadas pelo esquema de corrupção no Carf estão muito comprometidas com essa possível negociata”, disse.
O parlamentar destacou que decidiu pedir a convocação do filho de Lula para que ele “explique o motivo de ter recebido dinheiro de uma consultoria envolvida no suposto esquema de compra da MP e já investigada na Zelotes”.
O jornal O Estado de S. Paulo já havia revelado que a Marcondes & Mautoni pagou R$ 2,4 milhões à LFT Marketing Esportivo, de Luís Claudio Lula da Silva. A consultoria, especializada no setor automotivo, e Luís Claudio disseram ao Estado que o valor se refere a projeto contratado na área de esporte. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal investigam os pagamentos feitos pela consultoria Mautoni.