Bancos de leite do Paraná recebem reconhecimento nacional
Nove bancos de leite do Paraná receberam, nesta terça-feira (20), em Curitiba, certificados de excelência pelos serviços prestados em 2015. O documento, concedido pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, reconhece o cumprimento dos requisitos de qualidade pré-estabelecidos e é uma ação estruturante e reguladora da gestão dos processos de trabalho.
A avaliação ocorre anualmente e certifica bancos que atendem a critérios como boa estrutura física e de equipamentos e capacitação dos profissionais. Os nove bancos de leite receberam certificados na categoria Ouro, padrão máximo concedido no título. São unidades instaladas em Apucarana, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Toledo.
“Esse é o primeiro passo que os bancos de leite do Paraná dão rumo à conquista de um selo de qualidade ISO”, comenta a coordenadora do Banco de Leite de Londrina, referência no Estado, Márcia Benevenuto.
O Paraná é o segundo estado que mais coleta leite no Brasil, fica atrás apenas de São Paulo. De janeiro a outubro, foram coletados 13.944 litros no Estado. Foram 12.292 mulheres que doaram o suficiente para atender 7.061 recém-nascidos prematuros.
Reunião
Também nesta terça-feira houve reunião semestral da Comissão Estadual dos Bancos de Leite, com coordenadores dos bancos, profissionais da vigilância em saúde e área técnica do Aleitamento Materno do Estado. Eles discutiram assuntos propostos pela Rede Nacional de Bancos de Leite Humano e demandas da Rede Estadual. “O profissional apresenta o trabalho desenvolvido e dificuldades do local que coordena. Buscamos soluções em conjunto”, diz a presidente da Comissão Estadual dos Bancos de Leite, Helena Mayer.
Além da reunião estadual a cada seis meses, os coordenadores também participam mensalmente de reuniões nacionais online para alinhar o trabalho dos bancos de todo o País.
*Da Assessoria do Governo do Paraná