Belém aperfeiçoa modelo de pré-natal

Saúde - 21/08/2015

Uma equipe multiprofissional formada por ginecologista, enfermeira, assistente social, psicóloga, nutricionista, terapeuta ocupacional e dentista, entre outros, está ampliando os serviços prestados às mulheres gestantes atendidas pela Unidade de Saúde do Telégrafo durante o pré-natal. O trabalho é desenvolvido em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e tem como objetivo promover o apoio integral à mãe e ao filho, a partir da maior aproximação e conhecimento das necessidades da família.

A cidade de Belém é administrada pelo prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB).

O pré-natal é um programa implantado em todas as Unidades Municipais de Saúde e Estratégia Saúde da Família e visa garantir que grávidas e bebês mantenham-se saudáveis durante os nove meses da gestação. “Fazemos o acompanhamento do desenvolvimento para diagnosticar as intercorrências clínicas e/ou obstétricas, assim como preparamos essa família para a chegada e os cuidados com o bebê e planejamento familiar. Recomendamos o início do pré-natal assim que a gravidez for confirmada. A gestação, o parto, o nascimento e o puerpério são eventos carregados de sentimentos profundos, pois constituem momentos de crises construtivas, com forte potencial positivo para estimular a formação de vínculos e provocar transformações pessoais”, explica a diretora do Núcleo de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Diene Keli.

A necessidade de desenvolver um pré-natal mais completo foi percebida pela psicóloga Íris Oliveira e pela terapeuta ocupacional Tânia Boulhosa, que elaboraram um programa específico de trabalho em grupo para melhor abordagem das grávidas. “Os encontros são paralelos à rotina de consultas e exames. Aqui, nós falamos sobre amamentação, ansiedade, vínculo mãe e bebê, orientação postural, sexualidade, entre outros temas. Queremos proporcionar o máximo de informações para que essas mães recebam seus bebês com um melhor acompanhamento e maior garantia de saúde”, explica Íris Oliveira, psicóloga.

De acordo com a gerente da UMS Telégrafo, Marylane Rebelo, somente no primeiro semestre foram matriculadas 1.500 grávidas na unidade. Ela conta que, antes, o pré-natal restringia-se ao atendimento com médico e enfermeiro. Já o novo modelo coloca à disposição das grávidas a equipe multiprofissional do estabelecimento de saúde. “Desta forma, passamos a um fluxo de atendimento que vincula o atendimento nas consultas trimestrais ao comparecimento nas orientações com os outros profissionais. Assim, temos o controle das consultas atrelado ao compromisso das futuras mamães em não faltar aos agendamentos feitos”, ressalta a gerente.

Quem experimenta o novo modelo de atendimento pré-natal com grande expectativa é a dona de casa Djeane Fernandes. Ela está no sétimo mês de gestação da primeira filha, que se chamará Bárbara, e não esconde a preocupação em fazer tudo certo. “É o meu primeiro filho e, por isso, me sinto perdida em relação a muitos assuntos. Preciso saber o que fazer para me sentir mais segura e mais preparada para o parto e para a chegada do bebê”, diz, ansiosa.

Sensação diferente tem a dona de casa Rosemary Brilhante, também de 19 anos, moradora do bairro do Telegráfo. Ela conheceu o trabalho do grupo no ano passado, quando engravidou do primeiro filho e, agora, gestante pela segunda vez, não abriu mão de participar do trabalho. “Tive o meu primeiro filho recebendo todo apoio da equipe formada por psicólogos, assistente social, técnico de enfermagem, entre outros. É muito importante receber o acolhimento desses profissionais no momento em que mais precisamos, pois é a partir de atividades voltadas para o aprendizado de como cuidar de um bebê e palestras de orientação, que os nossos filhos podem ser tratados da maneira mais adequada”, enfatiza.

Os encontros do grupo de pré-natal da UMS Telégrafo são realizados todas as terças-feiras, às 14h30, no auditório da unidade. Para participar, basta a grávida se matricular no programa, retirar o Cartão da Gestante e iniciar a rotina de atendimentos.

Da prefeitura de Belém

Temas relacionados:

X
21/08/2015