Belém: Investimentos beneficiam mais de 72 mil alunos da rede municipal
Quando existe investimento na educação, os alunos que estão dentro da sala de aula não são os únicos beneficiados. Por meio da educação é possível construir futuros promissores, transformar a sociedade e dar oportunidade a quem precisa.
Em Belém, mais de 18 milhões de reais já foram investidos na educação somente no ano de 2014, aplicados na reforma, construção e ampliação de escolas e Unidades de Educação Infantil, que atendem alunos de 0 a 5 anos de idade. Para 2015, o valor, que ainda não foi fechado, deverá ser superior ao ano anterior.
Maiores que os números são os benefícios trazidos pelos investimentos na vida das famílias dos mais de 72 mil alunos atendidos pela Rede Municipal de Ensino.
Na escola Sabino Barreto, localizada em Icoaraci e inaugurada em janeiro de 2015, são atendidos alunos da educação fundamental, do 1º ao 3º ano, com turmas nos turnos da manhã e da tarde e o Jardim I em tempo integral.
As crianças aproveitam o tempo para estudar, brincar e se relacionar com os amiguinhos. Já os pais têm maior liberdade para trabalhar, cuidar dos afazeres domésticos ou até mesmo estudar em busca de um futuro melhor, como é o caso de Rafaela Miranda, que tem dois filhos que estudam na escola, a filha mais velha Ágata Miranda, 7 anos, que faz o 2º ano e João Victor Oliveira, 4 anos, que faz o Jardim II. “A minha vida mudou muito. Antes nós andávamos meia hora a pé para chegar na escola, meus filhos já chegavam cansados e não tinham a mesma motivação de ir para a aula. Aqui os professores são bons, eles têm uma boa merenda e até nutricionista. Minha filha estuda pela manhã e o outro o dia todo, com tudo isso hoje eu posso voltar a estudar porque no final do ano vou fazer vestibular para enfermagem e melhorar a minha condição de vida”, disse contente, Rafaela Miranda.
Com uma escola nova, ótimas instalações, área de lazer, refeitório e bons professores, fica até difícil não sentir saudades. “Eu amo a minha escola, meus colegas e a minha professora. Quando eu chego em casa na sexta-feira, já deixo tudo pronto pra segunda. Quero logo voltar para a escola”, conta animada, Ágata Miranda.
Há um ano, no bairro Pratinha II, a escola Nova Aliança foi inaugurada. A escola que atende 300 alunos significa para a comunidade um instrumento a favor da construção de um futuro digno e com cidadania. Para Maria de Nazaré Mendes, 59 anos, que tem duas netas estudando na Nova Aliança, a escola é uma opção para tirar as crianças do risco social. “Hoje a violência é grande. Então, se uma criança não tiver a chance de ter uma boa escola e a família não estiver presente, são grandes as chances deste jovem ir para o mau caminho. Eu me sinto feliz das minhas netas estudarem aqui. Às vezes a gente acorda em cima da hora e não dá tempo de tomar café, e eu venho despreocupada, porque eu sei que aqui na escolas elas vão ser bem alimentadas, já é até um alívio para nós”, conta Maria que, junto com o marido, vende bolo de macaxeira para sustentar a família.
Além da escola Sabino Barreto, foi inaugurada este ano a escola Ayrton Senna, no Tenoné, e ainda as Unidades de Educação Infantil Verdejantes, Aurá e Jardim Nova Vida. As novas escolas possuem projeto arquitetônico moderno com salas de aulas climatizadas, rampas de acesso, banheiro adaptado, áreas de lazer e muito mais para facilitar o aprendizado e dar mais qualidade ao ensino.
Ainda em 2015 serão entregues as escolas de Educação Infantil e Fundamental Edson Luís, localizada no bairro do Guamá; Solerno Moreira, na Terra Firme; as escolas de ensino infantil Jardim Nova Vida, em Águas Lindas e Nosso Lar, no Tapanã, e as UEIs Encanto do Saber, na Cremação, Gênesis, no Coqueiro e São Francisco, em Mosqueiro, que no total disponibilizarão 740 novas vagas para a Educação Infantil.
Da assessoria