Belém terá Comitê de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil
A instalação do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materno-Infantil, foi tema da reunião realizada nesta sexta-feira,13, entre a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), representantes de maternidades de Belém e a coordenadora estadual da Saúde da Criança, Ana Guzzo, que falou sobre as diretrizes que se deve seguir para a formação do comitê.
De acordo com a diretora do Núcleo de Promoção à Saúde da Sesma, Rita Facundo, o Comitê é um organismo de natureza interinstitucional, multiprofissional, de caráter técnico-científico, sigiloso e educativo que visa identificar os óbitos maternos fetais e infantis e apontar medidas de intervenção para a redução desses eventos. “Este é um instrumento para avaliação das políticas públicas e das ações de assistência à saúde materna fetal e infantil”, explicou.
Para a responsável pela investigação de óbitos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs), Adriana Pimentel Veras, apesar do declínio observado nas taxas de mortalidade infantil, fetal e maternal em Belém, a preocupação ainda é grande. “O município tem essa necessidade de discutir o óbito de forma mais detalhada para elaborar as ações de controle. Hoje foi a nossa primeira reunião para chamar as instituições para formar este comitê que vai discutir todos os fatores que ocasionam a mortalidade materno-infantil”, destacou.
Ainda segundo dados do Devs, a frequência de óbitos maternos em Belém, diminuiu no último ano. Em 2015, foram 16 casos notificados e investigados e em 2016, dados coletados até o mês de fevereiro mostram que apenas dois casos foram notificados e investigados. “Houve uma redução, mas é preciso que se acompanhe de perto o que motiva esses óbitos”, avalia Adriana.
Após os ajustes realizados pelas coordenadorias que tratam da saúde da mulher e da criança, o comitê será efetivado através de portaria para que, assim, sejam implantadas estratégias de fortalecimento da investigação que contribuirão para a adoção de medidas de prevenção de óbitos evitáveis pelos serviços de saúde.
*Do portal da prefeitura de Belém