Betinho Gomes defende investimentos em infraestrutura para retomada do crescimento econômico

Acompanhe - 16/05/2016

betinho gomes foto divulgacaoO deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) defendeu nesta segunda-feira (16) a retomada dos investimentos no setor da infraestrutura para que o Brasil volte à rota do crescimento econômico. O setor é considerado um dos mais importantes para esse avanço por envolver grande volume de recursos e pelas melhorias que esses serviços trazem à população depois de concluídos, como revela matéria publicada hoje (16) pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Gomes acredita na parceria entre o governo federal e a iniciativa privada para que a economia do Brasil seja reanimada, especialmente em relação à infraestrutura. “O governo tem que definir as regras e estabelecer suas prioridades, e a partir daí, garantir que as empresas se sintam atraídas para poder fazer os investimentos necessários. As agências reguladoras vão ter um papel fundamental de acompanhar a implementação dessas concessões que serão feitas, seja ela de rodovias, seja ela de telecomunicação, de energia, de aeroporto, na área de transporte. Os empresários precisam se sentir confiantes para fazer novos investimentos”, afirmou.

Um levantamento realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mapeou projetos de investimentos de R$ 583,3 bilhões para o período 2016-2019. Técnicos do governo Miche Temer, recém-empossado, foram encarregados de verificar formas de deslanchar as concessões já previstas de aeroportos, portos, rodovias e ferrovias – estimadas em R$ 35 bilhões.

O deputado tucano destacou que as agências reguladoras não foram uma prioridade durante a gestão petista e que isso prejudicou muito o andamento dos investimentos no setor. “Eles não compreenderam a importância delas. Muitas das agências não estão com o seu conselho de diretoria completo. É necessário fazer a indicação dos diretores, com a aprovação do Senado, de maneira que se tenha a qualidade necessária para alguém à frente da diretoria comandar com autonomia as decisões. Na medida em que o governo do PT não fez isso, muitas pessoas, de maneira interina, foram ocupando espaços de quem na verdade deveria estar exercendo mandatos. Isso é grave e preocupante”, disse.

Aparelhamento 

Betinho Gomes disse ser necessária uma mudança em relação às agências reguladoras, aparelhadas em sua maioria durante os governos do PT. “Precisamos garantir que as agências funcionem com autonomia. O novo governo tem que rapidamente resolver o problema das vacâncias desses cargos dos conselhos fazendo com que elas possam cumprir o papel de regulação do mercado”, completou.

Instituições estudam fórmulas de como contribuir para a nova gestão impulsionar o setor. A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), em um simpósio para discutir o tema, ressaltou a importância das agências reguladoras nas relações que atuam nos segmentos vinculados à infraestrutura.

O PSDB, juntamente com a oposição, sempre criticou o “aparelhamento” da agências reguladoras. Um dos fatores defendidos pelo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, durantes a última campanha presidencial ocorrida em 2014, foi a urgência em promover a independência e a ampliação do raio de atuação desses órgãos.

X
16/05/2016