Betinho Gomes defende que CPI do BNDES seja prorrogada por mais 60 dias
Membro da CPI do BNDES, o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) fez nesta quinta-feira (26) apelo aos colegas para que votem favoravelmente à prorrogação dos trabalhos do colegiado por pelos menos 60 dias. As atividades da comissão parlamentar de inquérito vão até o dia 4 de dezembro. Para adiar o funcionamento da CPI, é necessário que o plenário da Câmara aprove proposta neste sentido.
Betinho justifica que há muita informação a ser esclarecida sobre o uso do banco para privilegiar certos grupos econômicos. O parlamentar lembra que a chamada política dos campeões nacionais. Esta política serviu para quebrar outras empresas e causar danos sérios à economia do Brasil.
“Esta CPI termina no dia 4 de dezembro, mas muita coisa ainda tem por vir. Quero fazer um apelo às lideranças que sabem que há muitos indícios de irregularidades. A própria Polícia Federal esteve na sede da BNDES para buscar documentos. O pecuarista Bumlai está preso e será ouvido pelos deputados. Então, para que tenhamos um relatório completo e amplo é necessário que os trabalhos do colegiado sejam prorrogados por pelos mais sessenta dias para termos mais tempo para aprofundarmos esta investigação”, defendeu o deputado de oposição.
O parlamentar citou ainda o prejuízo causado pelo grupo JBS ao BNDES. Uma auditoria do Tribunal de Contas da União, divulgada ontem, revela indícios de “tratamento privilegiado” por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ao grupo frigorífico, em empréstimos e outras operações financeiras.
De forma preliminar, o TCU estima que uma única operação tenha gerado um prejuízo de R$ 614 milhões ao banco, em valores de 2008.
“Tomamos conhecimento de que o TCU, em fase de análise preliminar, constatou que os contratos feitos com a JBS teriam causado ao banco um prejuízo de mais de 600 milhões de reais”, acrescentou
Do portal PSDB-PE