Brasil cairia 20 posições no ranking se IDH considerasse a desigualdade social

Indicador que é de 0,755 recuaria para 0,557. Brasil estaria então entre países como Bangladesh e Camboja

Acompanhe - 14/12/2015

Miseria Foto George Gianni PSDBBrasília (DF) – Que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, não é novidade para ninguém. O país fica na 14ª posição entre as piores distribuições de renda. Ainda assim, a situação poderia ser pior. Segundo um relatório do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das Nações Unidas, caso a igualdade nas condições de vida fosse considerada, o Brasil cairia 20 posições no ranking, chegando à 95ª colocação.

As informações são de reportagem desta segunda-feira (14/12) do jornal O Globo. De acordo com a publicação, atualmente o Brasil ocupa o 75º lugar no IDH, após perder uma posição para o Sri Lanka, ilha ao Sul da Índia com cerca de 21 milhões de habitantes.

Adicionadas as condições de desigualdade, o indicador que é de 0,755 no índice geral recuaria para 0,557. O Brasil estaria então entre os países de médio desenvolvimento humano, entre Bangladesh e Camboja.

Entre as dimensões do índice, a renda é a mais desigual no Brasil. O índice de renda cairia 38,7% no país. Nos países da América Latina e Caribe, a perda média no IDH por conta da adição das condições de vida no índice seria de 35,2%.

O indicador da educação, que mede os anos de estudo e expectativa de escolaridade, também recuaria muito no país: 23,6%. A queda é superior à média da América Latina e Caribe, que cairia 21%, e a dos países de alto desenvolvimento, que seria de 16,8%.

Temas relacionados:

X
14/12/2015