Brasil pode passar pela maior recessão em 50 anos
A atuação do governo Dilma Rousseff para a economia pode levar o Brasil à maior recessão econômica em 50 anos. A expectativa de economistas é que haja 11 trimestres consecutivos de contração do PIB entre 2015 e 2016. Caso as expectativas se confirmem, o governo Dilma quebrará ‘recorde’ identificado entre 1981 e 1983, quando houve nove trimestres consecutivos de retração.
Em reportagem sobre o tema, o jornal Correio Braziliense enfatiza que o problema tem, entre outros motivos, sua origem nos atos de Dilma e de Luiz Inácio Lula da Silva, que conduziram as contas públicas tendo como foco as eleições. “Para elegê-la, seu antecessor, Lula, pisou no acelerador dos gastos. Esperava-se que, com a posse da petista, a responsabilidade fiscal voltasse ao radar. Mas o que se viu foi o descontrole total, com abuso da contabilidade criativa e das famosas ‘pedaladas fiscais’, que cresceram de forma exacerbada em 2014 e, agora, estão sendo questionadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU)”, diz o texto.
A matéria mostra também que os programas de ajuste fiscal anunciados pelo governo não devem trazer os resultados esperados – se houver recuperação da economia, ocorrerá somente a partir de 2018.
Clique AQUI para ver a reportagem do Correio, reproduzida pelo jornal Diário de Pernambuco.