Brasil tem maior carga tributária da América Latina, diz OCDE
Em meio às crises política e econômica instaladas pelo governo da presidente Dilma Rousseff e potencializadas com a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Civil, o Brasil recebe mais uma triste notícia: é o país com a maior carga tributária em toda América Latina e Caribe. Estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta quarta-feira (16) revela que os brasileiros pagam o equivalente a 33,4% do tamanho da economia em taxas e impostos – índice mais de 50% superior à média da região.
De acordo com matéria do jornal O Estado de S.Paulo desta quinta (17), o país é um dos que mais cobra sobre a seguridade social. Em 2014, os brasileiros desembolsaram o equivalente a um terço do Produto Interno Bruto (PIB) para pagar impostos, taxas e contribuições. Essa é a maior carga entre 22 países listados com mais de dez pontos porcentuais superior à média de 21,7% registrada na América Latina e Caribe. O indicador brasileiro tem girado entre 32% e 33% do PIB desde 2005.
Segundo o Estadão, o Brasil já tem uma carga tributária comparável a dos países ricos da OCDE – grupo dos 34 economias mais desenvolvidas do mundo – onde a média de impostos equivale a 34,4% do PIB.