Caos na mobilidade urbana: três em cada dez brasileiros gastam mais de uma hora no trânsito

Acompanhe - 14/10/2015

congestionamento-df-antonio-cruz-ABrBrasília (DF) – Mesmo após 13 anos de PT no poder, a mobilidade pública no Brasil não obteve avanços significativos. É o que fica claro após análise de pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o estudo, três em cada dez brasileiros gastam mais de uma hora todos os dias no trânsito, se deslocando para o trabalho ou a escola. As informações são de reportagem do Estado de S. Paulo (14/10).

Segundo a publicação, a parcela da população que mais de uma hora por dia em deslocamento, que era de 26% em 2011, subiu para 31% em 2014. Em cidades com mais de 100 mil habitantes, o índice chega a 39%. Os brasileiros que dependem do transporte público são os que mais sofrem. No grupo que usa ônibus, 22% levam mais de duas horas para chegar ao seu destino. 28% demoram entre uma e duas horas, e 51% levam até uma hora.

A pesquisa revela ainda que, para 36% dos brasileiros, o transporte público é ruim ou péssimo. Na pesquisa de 2011, o índice era de 28%. Entre as pessoas que avaliavam o transporte como bom ou ótimo, o número caiu 15 pontos percentuais em quatro anos: de 39% para 24%.

Incompetência e interesses ideológicos

Para o deputado federal Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS), a baixa qualidade do transporte público do país é reflexo da “incompetência e dos interesses ideológicos do governo federal”.

“O Brasil fez inúmeros investimentos, ao longo dos anos, em infraestrutura portuária, hidrovias, rodovias, em vários países que são ideologicamente alinhados com esse governo do PT, as chamadas ditaduras amigas”, destacou.

“O grande problema é que o governo do PT se preocupou muito mais em mandar dinheiro para o exterior, e financiar amigos ditadores, e esqueceu efetivamente de trazer resultados em termos de mobilidade urbana para o nosso país. Perdemos uma década de investimentos em mobilidade e transporte, e isso se reflete no caos atual”, considerou o deputado.

O relatório informa que quase metade da população utiliza o transporte público todos os dias, ou quase todos os dias, para se locomover. Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, a parcela da população que necessita do transporte público é de 55%. Entre os que não usam o sistema, as justificativas são os problemas de capilaridade e frequência, como não chegar a todos os lugares, ter poucas linhas e poucos veículos disponíveis. Também são empecilhos a lentidão, os atrasos frequentes e o preço dos bilhetes.

X
14/10/2015