Casa própria já é realidade para primeiros contemplados no programa Viver Belém-Servidor
A primeira casa é um marco na vida de qualquer pessoa, especialmente para aqueles que estão iniciando a construção de uma nova família. Esse é o caso do rádio operador e telefonista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (192) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Eliezer Aviz.
Casado, o servidor municipal de 36 anos, conta que o desejo de ter um lar para viver ao lado da esposa era um sonho antigo que agora estava sendo realizado graças ao incentivo da Prefeitura de Belém. “Aguardei muito por este momento”, disse Eliezer, que foi um dos convidados para representar os servidores na assinatura do contrato da primeira etapa do Programa Viver Belém – Servidor, na manhã desta terça-feira, 26. “O sonho se tornou realidade”, completou sorridente.
O evento, realizado no Palácio Antônio Lemos, contou com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; da vice-prefeita Karla Martins; do secretário de Habitação, João Claudio Klautau; Hélio Rodrigues, Superintendente da Caixa Econômica Federal e representantes das empresas Engefix Construções LTDA, Polienge Engenharia, e MD Construtora, além de titulares de outras pastas do município.
“O programa oferece casas em condomínios fechados e com toda a infraestrutura por um preço mais acessível aos nossos servidores, através de uma parceria que deu certo”, comenta Zenaldo Coutinho. “Ficamos muito realizados em poder participar desse momento, que traz a realização de um sonho para dezenas de famílias”, completa.
Os preços de cada imóvel variam entre R$ 99 a R$ 150 mil. Podem se candidatar à compra, servidores municipais efetivos ou comissionados, preferencialmente com renda de até dez salários mínimos.
“Comprei o apartamento pensando na minha filha de quatro meses. Este imóvel será dela quando ela for maior de idade. É um investimento para minha família”, acrescentou o servidor da Guarda Municipal de Belém, Yuri Lopes. “Assim que soube do programa procurei me inscrever. Fiquei muito feliz quando soube que havia sido contemplado”, continuou.
“Temos que ter uma política de valorização dos servidores. Acredito que esta seja a maior finalidade deste programa, o de proporcionar qualidade de vida aos trabalhadores do município”, declarou João Klautau, ressaltando a parceria de sucesso com a Companhia de Informática de Belém (Cinbesa), que colocou no ar o site para o cadastro dos contemplados.
Alex Dias Carvalho, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) e representante da Polienge Engenharia aproveitou para falar do atual momento que assola o Brasil. “Estamos vivendo uma crise econômica bem complicada e dar prosseguimento a um programa como este é uma vitória”, disse. “É um momento em que o setor carece de oportunidades e o programa, sem dúvidas, motiva não só os servidores, mas também as empresas envolvidas no projeto. Por isso ressalto que o momento é emblemático, pois estamos falando de oportunidades, qualidade de habitação e geração de empregos”, finalizou.
Ainda durante o evento, foi assinado o Termo de Compromisso para a disponibilização de novos empreendimentos para o programa, com as empresas Engefix Construções LTDA, Polienge Engenharia, e MD Construtora.
O Programa
O Viver Belém – Servidor tem como objetivo proporcionar condições diferenciadas para a aquisição da casa própria aos servidores do município, com preços mais baixos do que os praticados no mercado imobiliário da capital.
Na primeira etapa, há a seleção dos empreendimentos que podem ser oferecidos com essas condições diferenciadas. E, em seguida, os projetos passam pela análise dos agentes financiadores parceiros – Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Após aprovação dos projetos, são disponibilizadas inscrições aos servidores no endereço eletrônico da Prefeitura (www.belem.pa.gov.br) e posterior assinatura de contratos e financiamentos.
*Do portal da prefeitura de Belém