Casa própria torna-se realidade para cerca de 800 famílias em Ananindeua
Mais de 3 mil pessoas vão realizar o sonho da casa própria em Ananindeua, cidade do Pará administrada por Manoel Pioneiro (PSDB). A Prefeitura Municipal de Ananindeua (PMA), por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), consegue entregar em meio à crise econômica do país novos apartamentos. Nesta quinta-feira (25), os moradores que serão instalados em poucos dias no novo Residencial Uirapuru, localizado no bairro do Icuí-Guajará, assinaram contratos com a Caixa Econômica Federal firmando a aquisição dos imóveis.
O nome do novo residencial faz referência ao nome da comunidade local, chamada Uirapuru. O empreendimento vai beneficiar um total de 304 famílias que agora terão um teto, um espaço digno e seguro para acomodar a todos os contemplados.
“São três anos reconstruindo e construindo Ananindeua. O Residencial Uirapuru não significa somente a entrega de mais uma obra, mas a confirmação de que o bem estar da população é prioridade em minha gestão”, afirma o prefeito Pioneiro.
A mãe solteira Deuzirene Lustoso que há vários anos mora em uma casa cedida por uma amiga, teve seu sonho alcançado. “Foram sete anos tentando um teto para mim e para os meus três filhos. E, foi somente na gestão do prefeito Manoel Pioneiro, que um sonho que parecia tão distante, agora torna-se realidade com a assinatura do contrato para receber o meu apartamento. Não tenho móveis para decorar meu novo espaço, mas sei que tenho a minha própria casa agora”, contou emocionada.
Outra beneficiada foi Rosiane Reis dos Santos, auxiliar de cozinha, que vai deixar de pagar aluguel para investir somente uma pequena parcela por mês em um apartamento que será seu de direito. “Sair do aluguel é tudo. Não tem explicação. Vou pagar por um apartamento meu de papel passado. Isso significa mais conforto para os meus dois filhos”, admite ela.
O Residencial Uirapuru é mais um empreendimento que se insere dentro do programa do Governo Federal, denominado “Minha Casa, Minha Vida”. A iniciativa possui uma série de padrões que devem ser atendidos em todos os empreendimentos, contando com a parceria de empresas, municípios e estados.
“A gente sente que neste momento há a concretização e finalização de um trabalho que vem sendo realizado durante toda a gestão. Recebemos as famílias na secretaria, realizamos visitas, através do assistente social, depois segue o período de cadastramento, que através de critérios fundamentais de necessidades reais, são escolhidas as famílias”, explica o secretário de Habitação de Ananindeua, Alexandre Dantas.
Infraestrutura
No Conjunto Uirapuru, várias obras da PMA estão sendo implantadas. No residencial, os moradores terão quadra poliesportiva, praça equipada com brinquedos, asfalto em todo condomínio. No bairro, os moradores vão ganhar uma creche para atender 300 crianças de seis meses até cinco anos idade. Os professores infantis, que atenderão os novos alunos, serão os aprovados no último concurso público de 2015. Uma nova linha de ônibus será inserida no bairro para que os moradores tenham mais transporte público.
Os moradores também poderão contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que está em construção. O bairro recebe saneamento, pavimentação e nova iluminação pública em diversas ruas, como é o caso do conjunto Mururé, em que as vias estão sendo concluídas. São inúmeras obras sendo finalizadas em pleno bairro do Icuí, e outras tantas já concluídas como é caso da Avenida Santa Fé, que recebeu além da pavimentação completa e um canteiro central com uma academia ao ar livre, ciclo faixas, via dupla e iluminação a led de referência em qualidade no local.
Novo Empreendimento
O outro lado da cidade também será beneficiado com um novo empreendimento que levará esperança e casa própria para muitas famílias. O Residencial Juscelino Kubitschek, localizado no bairro do Aurá, será o próximo a ter contrato assinado pelos contemplados como novos proprietários do imóvel. Serão 480 famílias beneficiadas com nova unidade que segue a estrutura dos demais empreendimentos entregues pelo programa.
Da prefeitura de Ananindeua