CEPAL mostra Brasil na lanterninha
“Esse é o espetáculo do crescimento do governo petista”
“Esse é o espetáculo do crescimento do governo petista”
Relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) coloca o Brasil mais uma vez como o “lanterninha” em matéria de crescimento econômico entre os seus vizinhos, e desmente o discurso ufanista de ministros e do governo petista, destaca o senador Alvaro Dias.
Segundo a Cepal, o Brasil será, juntamente com a Guiana, será o país a registrar o menor crescimento da América do Sul em 2011, com expansão de apenas 4%. Para 2012, estima-se que o Brasil repetirá o crescimento de 4%. “Esse é o espetáculo do crescimento do governo petista”, lamenta Dias.
“Os novos números da Cepal mostram que nem mais do que o Haiti o país cresce. Enquanto patinamos em taxas de 4%, o Haiti está crescendo em índices de 8%. O discurso ufanista não se justifica”, acrescenta o líder da bancado do PSDB no Senado.
O senador paranaense destaca também, o alerta feito pela Cepal sobre a necessidade dos países da região empenharem-se em conter a inflação, principalmente diante da entrada maciça de capital especulativo. Os técnicos da Cepal analisam as vulnerabilidades da economia brasileira, por conta do contrassenso entre a imposição de restrições à entrada de capitais e a política de elevação da taxa de juros, o que acaba refletindo-se na valorização do câmbio. O documento observa sobre a necessidade de uma política fiscal direcionada para o aumento da poupança do setor público.
“Os analistas convergem num ponto: a nossa economia tornou-se perigosamente aquecida, e as pressões inflacionárias aumentaram. É preocupante o fato de os gastos governamentais no Brasil continuarem crescendo praticamente sem controle, em grande medida alimentados por uma receita tributária em contínua expansão. Por isso, recomendamos cautela no ufanismo sempre presente nos discursos oficiais sobre o nosso crescimento”, conclui Alvaro Dias.