Com novo regimento, Juventude do PSDB planeja se aproximar do movimento estudantil com o slogan “UNE não nos representa”

“A Juventude do PSDB pretende que o partido seja um grande catalisador das ideias da sociedade”, explicou Henrique Vale

Acompanhe - 29/03/2016

GHG_1166Brasília (DF) – A nova executiva da Juventude do PSDB apresentou nesta terça-feira (29/03) ao presidente do partido, senador Aécio Neves, seu novo regimento. O documento traz uma série de mudanças, que tem como objetivo a renovação dos quadros do PSDB, a aproximação do segmento com os movimentos sociais e estudantis, e a defesa de causas importantes para a sociedade.

Uma das primeiras decisões da nova executiva da Juventude do PSDB será questionar a atuação da União Nacional dos Estudantes (UNE), que hoje se mobiliza em defesa da permanência de Dilma Rousseff na Presidência, grita contra o avanço das investigações da Lava Jato sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas se silencia diante dos cortes no orçamento da Educação, que reduziram a abrangência do FIES e praticamente acabaram com o Ciência sem Fronteiras.

O novo presidente da Juventude, Henrique Vale, explicou que a nova executiva é provisória e foi indicada por uma comissão de jovens deputados federais designados pelo presidente do partido para elaborar o novo regimento. São sete jovens, que representam todas as regiões do país, com até 29 anos de idade. “A partir daí vamos começar a trabalhar toda a Juventude do PSDB, a partir dessas novas regras do regimento, que vem para dar uma cara nova ao partido”, adiantou.

“A UNE não representa os estudantes do Brasil. Ela recebe vultuosas verbas do governo federal. Ao mesmo tempo em que a gente assiste a um corte de R$ 10 bilhões do orçamento do governo federal e a falta de aditamento de milhões de contratos do FIES, com vários estudantes sendo deixados na mão, tendo que abandonar o curso superior, a UNE não faz nada, não se posiciona em relação a isso. Ao contrário: usa, gasta seus recursos para defender Lula e Dilma. Foge completamente da sua função, que é defender os estudantes”, criticou Henrique Vale.

De acordo com Henrique Vale, a JPSDB planeja se aproximar não só do movimento estudantil, como também dos demais movimentos sociais e da sociedade civil organizada: “O que a Juventude do PSDB pretende é que o partido seja um grande catalisador das ideias da sociedade, que a gente realmente possa estar em contato direto com a população, com o dia a dia das pessoas, tire disso lições de coisas que precisam ser mudadas e passe a transformar isso em causas que serão defendidas pelo partido. A ideia é que a Juventude do PSDB possa promover ações que sejam do interesse comum da sociedade, trabalhar em conjunto”.

Nova agenda

O novo presidente da Juventude do PSDB acrescentou que o segmento planeja realizar um congresso em maio deste ano, em Goiânia (GO), para definir uma nova agenda para a juventude do país. A atual comissão provisória, segundo ele, deve cumprir mandato até o calendário regular de convenções do PSDB, em meados de 2017, quando então serão realizadas novas eleições.

“A Juventude terá suas eleições já em uma modalidade distinta, com eleição direta dos presidentes municipais e estaduais, a participação plena desses atores na definição dos quadros nacionais e, finalmente, a definição de quem vão ser os cinco diretores nacionais da Juventude. Será uma nova eleição direta, onde todos os filiados do Brasil vão poder participar, votando a partir de uma plataforma digital”, completou.

Leia AQUI a íntegra do novo regimento da Juventude do PSDB.

Veja quem são os membros da nova executiva da JPSDB:

GHG_1191alberto szafranAlberto Szafran é estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e cursa o 5º período. É presidente da Juventude do PSDB do Estado do Rio de Janeiro e agora também ocupa o cargo de Secretário de Comunicação da Juventude Nacional na comissão provisória.

 

 

GHG_1181André Felipe Morais Matos, 23 anos, amazonense, manauara, filiado ao PSDB desde 2012, Estudante de Administração da UFAM, Presidente reeleito do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Amazonas (DCE/UFAM), Presidente da JPSDB/Manaus, Gerente Técnico de Juventude da Prefeitura de Manaus.

 

 

Caio Lessa, 22 anos, Pernambuco, estudante de Administração de Empresas (7º período) e estagiário na rede bancária. Filiado ao PSDB desde 2012, atualmente estou como Presidente da Juventude do PSDB-PE e Suplente no Diretório Municipal do PSDB em Recife.

 

 

GHG_1207Henrique Vale tem 22 anos, é estudante de Direito da UFPR, foi Presidente da Juventude do PSDB de Paraná e Vice-Presidente da Juventude do PSDB de Ponta Grossa. Foi coordenador do Diretório Central dos Estudantes da UEPG e representante discente em conselhos universitários. Nascido em Ponta Grossa-PR e secretário-geral do PSDB no município.

 

GHG_1176 ianIan Leal, 22 anos, Mato Grosso do Sul, Funcionário Público Estadual, filiado ao PSDB desde 2013, Acadêmico de Direito na Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente sou membro do Conselho Estadual da Juventude/MS, Diretor-Presidente do Grupo Escoteiro Cidade Morena – 30/MS, Membro Suplente no Conselho de Ética e Disciplina do Diretório Municipal do PSDB e Membro Titular do Conselho Estadual de Ética e Disciplina da Região Escoteira do Mato Grosso do Sul.

 

GHG_1198 pedro egidioPedro Egídio Rabelo Suanno, 25 anos, goianiense, goiano, empresário e atuante no PSDB desde 2014. Graduado em Relações Internacionais e Graduando em Direito, ambos pela PUC GO. Atualmente como Coordenador do Centro Acadêmico Clóvis Bevilácqua – Direito PUC GO e membro da JPSDB GO.

 

 

GHG_1182 vitor otoniVitor Otoni Damasceno, 22 anos, Espírito Santo, funcionário público filiado ao PSDB desde 2012. Acadêmico em Direito, e formado técnico em informática. Atualmente sou Presidente Estadual da Jpsdb-ES e líder do MBL Vila Velha.

Temas relacionados:

X
29/03/2016