Comunidades indígenas de MT ganham novas unidades escolares
Com o objetivo de ampliar a Educação Indígena, o Governo do Estado, por meio de Seduc – Secretaria de Educação vai construir duas escolas no município de Paranaíta, a 850 km de Cuiabá.
As unidades educacionais vão ser construídas nas aldeias Kururuzinho, da comunidade Kaiabi e Mayrovi-Apiaka, da etnia Apiaka./ A construção vai ser realizada em acordo firmado entre o Estado a Hidrelétrica São Manuel como forma compensar o impacto na região da construção da usina no Rio Teles Pires na divisa com o Pará.
De acordo com o projeto, cada escola vai ser composta por seis salas de aula, espaço administrativo e laboratórios de informática./ Com investimentos da ordem de 4 milhões de reais, as unidades vão ser construídas com material adequado para a região Amazônica, devido as condições climáticas.
Além das novas escolas, o Governo vai ampliar e reformar Escola Estadual Indígena Mayrovi-Apiaka que funciona na Aldeia Pontal./ A instalação de um sistema de geração de energia elétrica via placa solar, aquisição de dois barcos a motor e a contratação de um piloto de barco, foram discutidos com líderes das comunidades indígenas em reunião realizada na sesta-feira, dia 11 de setembro, com o secretário Permínio Pinto.
A formação continuada de professores, móveis para as salas de aula, merenda escolar e a construção de currículo específico para os indígenas também foram discutidos.