Consumo das famílias brasileiras volta ao nível de 2010

Acompanhe - 01/03/2016

Foto supermercadoA quantidade de itens básicos consumidos pelas família brasileiras, como alimentos, bebidas e artigos de higiene e limpeza, voltou ao nível de 2010. De acordo com matéria do jornal O Estado de S.Paulo desta terça-feira (1°), o volume de compra desses itens em 2015 caiu 2% em relação ao ano anterior.

“Foi a primeira vez que efetivamente andamos para trás”, disse ao Estadão Christine Pereira, diretora da Kantar Wordpanel, empresa de pesquisa que visita semanalmente 11 mil lares brasileiros para fazer uma fotografia do que os 51 milhões de domicílios espalhados pelo país consomem, de fato, de uma cesta com 150 categorias de produtos.

Segundo a pesquisa, a freada interrompeu uma sequência de crescimento de quantidades consumidas de bens não duráveis que vinha praticamente desde 2008. Além disso, as vendas nos supermercados em 2015 caíram 1,9%, descontada a inflação – a primeira retração em 9 anos.

Para o Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a tendência do consumo de itens básicos não deve ser diferente neste ano. Em janeiro, as vendas dos supermercados brasileiros recuaram 3,38% em relação ao mesmo período do ano passado. O péssimo desempenho se deve à alta de preços dos alimentos, que ficaram 2,28% mais caros em janeiro. Diante do aumento do desemprego e alta da inflação, o órgão espera nova retração nas vendas este ano entre 1,5% e 2%.

Confira aqui a íntegra da matéria do Estado de S. Paulo.

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01/03/2016