CPI aprova requerimento de Alexandre Baldy e BNDES vai ter que informar sobre financiamentos de mais de R$1 mi

Acompanhe - 20/08/2015

alexandre baldy foto Alexssandro LoyolaA pedido do deputado Alexandre Baldy (PSDB-GO), o BNDES terá que enviar à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar supostas irregularidades no Banco, informações e documentos sobre os procedimentos financeiros da instituição. O deputado avalia que analisar dados é o primeiro passo para averiguar se há irregularidades.

Os deputados do colegiado aprovaram em reunião nesta quinta (20) quatro requerimentos de autoria de Alexandre Baldy. Um deles solicita cópias de todos os dossiês de crédito ou documento equivalente, das operações cujo valor de concessão seja igual ou superior a R$ 1 milhão. Outro pedido aprovado pelo colegiado requisita informações sobre a estrutura e atividades do Banco no exterior.

“Entender as políticas que o BNDES utiliza para conceder ou não o crédito e saber qual é o direcionamento exato do dinheiro é um dos primeiros passos que estamos dando na CPI. Acredito que seja válido avaliar dossiês de crédito, relatórios e tabelas que resultaram na abertura de linha de crédito, ainda que não utilizadas. A partir desses documentos vamos nortear nossos trabalhos”, avaliou o deputado que é sub-relator da área de Contratos Internos.

Para ter conhecimento sobre as normas que balizaram a política de crédito da Instituição, Baldy também apresentou requerimento de informações sobre as ações emanadas pelo Conselho Monetário Nacional e/ou pelo Banco Central do Brasil que aconteceram ao longo 2003 a 2015.

Foi aprovado, ainda, requerimento de informações sobre os nomes de todos os servidores que compuseram, ou ainda compõem, o Comitê de Enquadramento e Crédito e Mercado de Capitais (CEC) do Banco, no período de 2003 a 2015, bem como informações sobre os procedimentos de atuação do Comitê no mencionado período.

Com a aprovação dos requerimentos pela CPI que investiga os financiamentos do BNDES, o Banco de Desenvolvimento tem o prazo de 10 dias para enviar a relação de contratos solicitados. Os documentos serão enviados pelo BNDES à Câmara dos Deputados por meio eletrônico. Caso seja necessário, e a pedido do Banco, o prazo poderá ser estendido.

Da assessoria do deputado

Temas relacionados:

X
20/08/2015