CRE avalia plano de cooperação para melhorar acesso à internet
Na retomada dos trabalhos do Congresso, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) avalia nesta quinta-feira (6), às 10h, o plano de cooperação entre Brasil e Uruguai para fazer avançar à área de acesso a internet em banda larga e telecomunicações. O texto foi assinado em Montevidéu, capital uruguaia, em 2011.
Também estão na pauta de votação dos senadores quatro acordos internacionais – dois deles ligados a países latino-americanos. O primeiro deles aprova o acordo entre o Brasil e a União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) para o Funcionamento do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS). O segundo é uma cooperação com o Suriname, na área de educação.
Há outros dois acordos ligados a países europeus – com a Sérvia, de parceria em matéria de defesa – e com a Polônia – que diz respeito à manutenção de benefícios ligados à missão diplomática ou repartição consular brasileira naquele país.
Os senadores também vão analisar requerimentos para realização de audiências públicas. Um de convite do ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, para tratar de assuntos ligados à política externa. O outro convida o presidente da Organização de Suporte das Atividades dos Haitianos no Brasil, Jacques Duckson, para audiência pública a respeito do fluxo migratório de pessoas do Haiti para o país.
Da assessoria do senador