Deputados criticam programa petista na TV e dizem que panelaço foi merecido
Como era esperado, milhares de brasileiros protestaram com panelaço e buzinaço durante a exibição do programa nacional do PT na noite de quinta-feira (7).
Apesar de todo a crise que atinge o partido e o Palácio do Planalto, a peça de propaganda petista manteve o tom arrogante, sem qualquer autocrítica sobre os inúmeros erros cometidos pela gestão Dilma, e ironizou a forma usada pela população para protestar contra a legenda e a presidente da República. Deputados tucanos condenaram essa postura e avaliaram que o novo panelaço foi muito merecido.
Ninguém aguenta mais – “O panelaço foi geral em todos os estados brasileiros e veio acompanhado de buzinaços, de gritos de ‘Fora, Dilma’ e ‘Fora, PT!’. O povo não é trouxa e não acredita mais nas mentiras deste partido corrupto e deste governo que está destruindo o nosso país”, escreveu o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), em seu perfil no Facebook.
Vários deputados incentivaram os protestos durante a semana e postaram nas redes sociais vídeos que registravam as manifestações nos estados dos parlamentares. Marcus Pestana (MG) foi um deles: “Minas levanta sua voz. Chega de mentira e corrupção! Mudança já!”, cobrou. “Foi com panelas, buzinas e apitos que brasileiros de todo país mostraram que não suportam mais a corrupção, a incompetência e a prepotência do PT“, destacou Rodrigo de Castro (MG).
As manifestações ocorreram no mesmo dia em que o Planalto recebeu mais uma péssima notícia: pesquisa Datafolha mostrou que, com 71% de reprovação, a presidente Dilma superou as piores taxas registradas por Fernando Collor no cargo, às vésperas de sofrer um processo de impeachment.
Para Bruno Araújo (PE), líder da Oposição na Câmara, o Partido dos Trabalhadores debochou do direito sagrado dos brasileiros de protestar contra o que está errado e anda mal. “Faltou admitir que os principais responsáveis são eles mesmos. Recebeu o merecido panelaço”, afirmou. Ao lembrar que o prato dos brasileiros está cada vez mais vazio, citou o impacto da inflação nos alimentos entre janeiro e junho de 2015. A cebola, por exemplo, aumentou 148% no período, enquanto no caso do tomate o reajuste chegou a 58%.
“O PT perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado. Ao invés de ser humilde, foi arrogante e agrediu a inteligência dos brasileiros”, disse Betinho Gomes (PE). Do mesmo estado, Daniel Coelho (PE) também disse que programa zomba do povo. “Criticar a oposição tudo bem, mas zombar de quem está insatisfeito com roubalheira é o cúmulo da arrogância.”
Rogério Marinho (RN) disse que o governo continua em uma ilha, como se estivesse no “país das Maravilhas”. “Se o PT não parar de falar besteira na TV vai acabar com as panelas”, alertou Rossoni (PR).
Do PSDB na Câmara