“Desrespeito histórico”, diz tucano sobre comparação feita por petista entre nazismo e impeachment de Dilma
Parlamentares da oposição reagiram aos comentários do ex-líder do PT, Sibá Machado, nas redes sociais, que tentam relacionar o movimento que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff ao nazismo. O deputado publicou imagens de campos de concentração nazistas e uma foto de Adolf Hitler acompanhadas de mensagem que alerta para que os brasileiros não permitam que o regime ditatorial tome o país.
Para o historiador e deputado federal Fábio Sousa (PSDB-GO), a declaração do petista é de mau gosto e desrespeita as verdadeiras vítimas do nazismo. “Eu não sei se é uma falta de intelectualidade ou é má-fé, e uma piada de mau gosto, um desrespeito histórico com o que judeus e outras minorias sofreram na época do nazismo.”
Fábio Sousa ressalta que a comparação é absurda, e destaca quais os motivos que podem levar Dilma a sofrer impeachment.
“É crime de responsabilidade que a Constituição Federal diz, mas são sete itens, sete crimes que ela cometeu e que remete a crime de responsabilidade. Tudo está sendo feito no rigor da lei”, afirmou.
O tucano lembra ainda que, à época do impeachment de Fernando Collor de Mello, o PT se posicionou como defensor do impedimento do ex-presidente. Arquivos da Câmara dos Deputados comprovam que os discursos de parlamentares petistas exigiam a saída do chefe do Executivo e rechaçavam a ideia de que se tratava de “golpe”, ao contrário do que afirmam agora para tentar salvar o mandato de Dilma.