Dilma foi alertada sobre necessidade de mudanças na economia, diz reportagem
Assessores que integravam o governo federal ao longo do primeiro mandato de Dilma Rousseff afirmaram que a petista foi alertada sobre a necessidade de modificações na política econômica. A informação, que está em reportagem desta quarta-feira (26) do jornal Folha de S. Paulo, desmente o ‘mea culpa’ que Dilma apresentou essa semana, quando disse que não conhecia toda a dimensão das dificuldades do sistema econômico nacional.
Um dos relatos feito à Folha lembra que Dilma, em setembro de 2014, antecipou que o então ministro Guido Mantega (Fazenda) não continuaria à frente da pasta em um eventual segundo mandato – a decisão seria uma sinalização sobre a necessidade de alterações. Mantega, também segundo a reportagem, teria proposto a Dilma alterações no seguro-desemprego e nas pensões, medida que Dilma tomou apenas após a vitória nas eleições de outubro.
Outro elemento destacado pela reportagem é o fato de que, ao longo do primeiro semestre do ano passado, o governo Dilma ter recorrido às ‘pedaladas fiscais’, práticas que foram motivadas por problemas na condução das contas públicas.
Clique AQUI para ler a matéria da Folha.