Dilma tem que sair do “mundo de fantasia”, diz Aloysio Nunes sobre rebaixamento do Brasil

Acompanhe - 24/02/2016

Senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), concede entrevistaO senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse nesta quarta-feira (24) que o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pela agência Moody’s – a última que ainda mantinha o grau de investimento do país – é uma “tragédia anunciada”. Ele cobrou que o governo apresente propostas para enfrentar o difícil momento econômico do país.

A nota brasileira já tinha caído para o grau especulativo nas avaliações de outras duas agências – Fitch e Standard & Poor’s.

O tucano disse que as dificuldades de negociação entre o Executivo e o Congresso não são desculpas para atrasar as medidas. “Pelo contrário. Torna mais urgente o enfrentamento disso com as reformas que precisamos fazer. Eu espero que a presidente Dilma saia do seu ‘mundo de fantasia’ e apresente ao Congresso Nacional medidas eficazes, efetivas, para enfrentar a crise.”

Aloysio Nunes lembrou que a gestão petista insiste em gastar mais do que arrecada e apresentar números irrealistas no orçamento. “O governo brasileiro tem, em relação aos gastos públicos, a ideia de que ‘vamos deixar como está para ver como é que fica’. Fica pior, fica ruim, se nós não enfrentarmos esse problema agora”, criticou o senador.

O principal problema, na opinião do tucano, será para as empresas brasileiras. “Isso [rebaixamento da nota pela Moody’s] vai criar enormes dificuldades para o financiamento das empresas brasileiras, que, por falta de crédito no brasil, vão ter que buscar crédito no exterior”.

O paulista não vê com bons olhos a perspectiva futura para o país, se nada for feito para mudar a situação. “Só virão para o Brasil investimentos para especular, para ganhar dinheiro no curto prazo, por conta da taxa de juros que se pratica aqui no Brasil, que é muito maior do que aquela que se pratica lá fora.”

Temas relacionados:

X
24/02/2016