Duarte Nogueira critica entrevista em que Lula ataca delações premiadas: “festival de incoerências”

Petista disse que empresários estão sendo coagidos para comprometê-lo nos crimes investigados na Lava Jato

Acompanhe - 14/06/2016

26629229803_6baca677e0_kO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar as investigações da operação Lava Jato e as delações premiadas que citam seu nome como um dos envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras. Em entrevista à emissora de TV Al Jazeera, o petista afirmou que delatores estão sendo coagidos para implica-lo nos crimes investigados.

“Eles estão coagindo os empresários a comprometer o Lula, dizer que o Lula participou. Até agora, não estou sendo processado, não fui indiciado. Quero saber qual é o momento que eles vão tentar me criminalizar. Tenho tranquilidade, duvido que algum procurador, que algum delegado da polícia, seja mais honesto que eu, mais ético que eu, nesse país”, disse Lula à emissora do Catar.

“As delações, na minha opinião, estão sendo banalizadas, porque você prende um cidadão, fica ameaçando o cidadão, ameaçando prender a mulher, o filho, se a pessoa não delatar. Dessa forma, as pessoas irão delatar até a mãe”, afirmou.

Para o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP), a postura adotada pelo petista na entrevista é uma repetição do “modus operandi” já utilizado outras vezes, de tentar desviar a atenção das acusações de que vem sendo alvo. O tucano também condenou o fato de Lula se colocar, mais uma vez, como um exemplo de honestidade e ética.

“Quem é o senhor Lula para dizer que é o mais decente, o mais honesto de todos os brasileiros? Quem se coloca nessa situação demonstra o seu caráter autoritário. Ao mesmo tempo, desdenhar da Justiça e dizer que alguém quer pegar ele por essa ou por aquela razão é subestimar as instituições que ele próprio representava, uma delas o Poder Executivo. Então, é um festival de incoerências e, ao mesmo tempo, de traquinagem, no sentido de tentar desviar a atenção de eventuais crimes que ele possa ter cometido”, avaliou o parlamentar.

Duarte Nogueira criticou, ainda, o fato de Lula usar um grande veículo de comunicação estrangeiro – a Al Jazeera é considerada a mais importante rede de televisão dos países árabes – para desqualificar as instituições brasileiras responsáveis pela Lava Jato.

“Ele depõe contra o próprio país que ele diz defender. Você vai lá fora e coloca em risco a sua Justiça, o seu Poder Judiciário, a sua capacidade de fiscalizar e fazer as leis serem cumpridas. Ele, como ex-presidente, presta um desserviço ao nosso país, porque na verdade ele está sob suspeição, e, portanto, cabe a ele nesse momento, de maneira inescrupulosa, desdenhar da veracidade dos eventuais crimes que a ele serão imputados”, destacou o tucano.

Clique aqui para ver a entrevista de Lula à Al Jazeera.

X
14/06/2016