É ”piada” prorrogação de apenas 15 dias para CPI do BNDES, reage Betinho Gomes
A aprovação de míseros 15 dias como prazo de prorrogação dos trabalhos da CPI do BNDES provocou reações na oposição. O deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), que integra o colegiado, lamentou a decisão da Câmara, que teve a chancela dos líderes partidários e do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Com o novo prazo, a atividade da comissão se estende até 19 de dezembro.
A crítica do deputado do PSDB foi feita durante reunião para se ouvir o depoimento do ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco, condenado por participar do esquema de corrupção instalado na estatal.
“Quinze dias é uma piada para se concluir um trabalho. Neste momento começa a se aprofundar a atividade e aparecem informações relevantes. A PF esteve na sede do BNDES e não foi lá a passeio. É bom dizer também que o TCU já afirmou que há prejuízos envolvendo o banco nos financiamentos ao grupo JBS. Precisamos analisar os sigilos que estão nesta Casa. E outras CPIs foram prorrogadas com prazo maior e a do BNDES, com tanto fato para investigar, só terá mais a metade de mês. É lastimável esta decisão”, afirmou Betinho Gomes.
O parlamentar fez diversos questionamentos a Barusco. Perguntou se o BNDES firmou uma carta-compromisso para a compra da empresa do depoente. O ex-gerente da Petrobras respondeu não ter conhecimento do assunto.
Pedro Barusco foi convocado para prestar esclarecimentos sobre os contratos de empréstimos firmados entre a Sete Brasil Participações, empresa da qual foi diretor, e o BNDES, no fornecimento de sondas de exploração para a Petrobras.
Betinho reafirmou que o banco estatal acabou patrocinando esquemas de corrupção ao financiar empreendimentos que foram participaram de episódios de superfaturamento, entre outros tipos de irregularidades.
“Está muito claro que as empresas denunciadas na Lava Jato também foram beneficiadas com recursos do BNDES. Evidentemente, o banco, no momento da aprovação deste recurso, não tenha tido conhecimento deste esquema de propina. Mas, mesmo sem querer o banco acabou participando deste esquema, financiando a corrupção no Brasil”, acrescentou o parlamentar.
Do portal PSDB-PE