Governo é criativo pra recriar DPVAT, mas não para reduzir gastos públicos
Reduzir as despesas públicas nem passa pela cabeça do governo atual. Mas quando se trata de tirar mais dinheiro da população, aumentar os impostos, criar taxas e recriar tributos, a criatividade do governo é infinita.
A mais nova invenção é a volta do DPVAT, um seguro obrigatório cobrado todos os anos dos proprietários de veículos. Ainda se o governo pensasse nisso como uma forma de proteger os inocentes em casos de acidentes de trânsito, vá lá. Mas a verdade é que eles só se preocupam mesmo é com o caixa.
Sem contar que sempre houve muitos questionamentos sobre a gestão dos recursos provenientes do DPVAT, que acabavam não chegando às vítimas de fato. É preciso ficar de olho nisso.
Querem mais dinheiro para fazer mais populismo e continuar enganando o brasileiro. Ao invés de buscar formas de ampliar e qualificar o transporte público, de melhorar a mobilidade, de ampliar os modais e baratear o custo do transporte de cargas, não, o governo vai lá e tira da cartola mais um tributo.
Mais uma vez, como sempre acontece nos governos do PT, a conta vai para o bolso do mais pobre. Que em 2026 as urnas mostrem aos extremistas, aos populistas de direita e de esquerda, que o brasileiro não aguenta mais isso.
Marconi Perillo
Presidente Nacional do PSDB