Elias cobra retomada de órgão de desenvolvimento das cidades metropolitanas do Recife

Acompanhe - 20/08/2015

ELIAS-GOMES-NA-ALEPE-FOTO-VALTER-ANDRADE_MG_9258-660x330O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), voltou a cobrar a retomada da Fidem, órgão de planejamento, pesquisa, estudos e articulação, para o desenvolvimento dos municípios da Região Metropolitana do Recife.

O tucano participou de uma audiência pública, nesta quarta-feira (19), na Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, sobre a Lei Federal que institui o Estatuto da Metrópole.

“Quando você junta as forças, quando se tem uma abordagem do conjunto, do ponto de vista da metrópole, você avança. Do contrário, com o cada um cuidando do seu, nós agravamos os problemas. Essa reflexão de hoje coincide com a aprovação do Estatuto da Metrópole, um novo conceito do que seja a cidade nas regiões metropolitanas”, defendeu durante debate de iniciativa da deputada estadual Priscila Krause (DEM-PE).

Elias Gomes propôs, ainda, refazer o Fundo de Desenvolvimento Metropolitano e a retomada do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, ligado diretamente ao secretário de Planejamento do estado.

O Estatuto da Metrópole estabelece diretrizes para o planejamento, gestão e execução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas e aglomerações urbanas instituídas pelos Estados. A Região Metropolitana do Recife é composta por 14 municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Ipojuca, Araçoiaba, Ilha de Itamaracá, Moreno, Itapissuma.

Portal PSDB-PE

Temas relacionados:

X
20/08/2015