Em encontro com ministro, Juvenal Araújo destaca importância da educação no combate à discriminação racial
O presidente nacional do Tucanafro, Juvenal Araújo, defendeu, em reunião com o ministro da Educação, Mendonça Filho, a educação como forma de promover a igualdade racial e diminuir os casos de racismo no país. No encontro – que contou com a presença de representantes dos movimentos negros do PPS, PP, PSB e Democratas, além do próprio PSDB -, Juvenal também ressaltou a importância da plena aplicação da Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas instituições de ensino fundamental e médio do Brasil.
“Nós acreditamos que venceremos o racismo através da educação, por isso nós precisamos que esses canais sejam fortalecidos e ampliados. Especialmente a lei 10.639, que é realmente onde a gente consegue mudar a mente que ainda é racista. É na escola que a gente acredita que, contando a real história do negro no Brasil, a gente pode diminuir e quem sabe acabar com o racismo no Brasil”, destacou o presidente do Tucanafro.
De acordo com matéria publicada pelo portal do Ministério da Educação (MEC), Mendonça Filho também salientou a capacidade que a educação tem de acabar com as desigualdades do país. “A educação é o caminho correto para que a gente possa possibilitar a equidade social, quando também se gera oportunidade para todos. E os negros têm de ter oportunidade, através da educação, de crescer na vida, de chegar a uma universidade e de ter igualdade de oportunidades dentro da realidade brasileira”, disse.
Além do fortalecimento da Lei 10.639, o grupo também defendeu, entre outros pontos, a necessidade da ampliação da política de cotas universitárias no país e a manutenção do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Clique aqui para ler a matéria do portal do Ministério da Educação.