Em entrevista ao Estadão, Serra diz que “governo não tem a opção de fracassar”

Acompanhe - 22/05/2016

Serra posse ItamaratyEm entrevista à Eliane Cantanhede e publicada no Estadão deste domingo (22), o novo ministro das Relações Exteriores, José  Serra, destacou os principais desafios que terá à frente do Itamaraty. Entre eles está a atualização do Mercosul, tema que será discutido em sua primeira viagem internacional que começa hoje na Argentina.

O ministro reforçou  que pretende dar prioridade nas relações com o país vizinho. O debate sobre a renovação do Mercosul e a criação de mecanismos de ação conjunta entre Brasil e Argentina referentes aos ilícitos nas fronteiras também serão discutidos no encontro desta semana.

Serra prometeu ainda abrir o Brasil para o mundo é estreitar suas relações com os Estados Unidos: “Nossa relação comercial com os EUA deve com certeza se tornar mais próxima e o grande investimento aí é a remoção de barreiras não tarifárias”.

O ministro ressaltou que o novo governo não tem a opção de fracassar. “Tem que dar certo”, afirmou Serra.

O tucano disse que o Brasil agora terá uma  política externa brasileira independente. E explicou: “Além de não se alinhar às potências, será independente de partidos e de aliados desses partidos no exterior, diferente do que havia nos governos do PT”

Serra rebateu as críticas dos “bolivarianos” ao processo de impeachment em curso no Brasil. “O que fizemos foi apontar o que não era verdadeiro. Dizer que a democracia está atropelada no Brasil? Que não há garantias democráticas? Basta qualquer um de fora passar uns dias aqui para ver que a democracia está funcionando normalmente”, argumentou o chanceler.

Confira aqui a entrevista na íntegra.

 

Temas relacionados:

X
22/05/2016