Em Goiás, “Cheque Reforma” leva segurança e conforto para quilombolas

Acompanhe - 13/05/2016

Foto-Sérgio-Willian-306No município de Cavalcante, a 600 quilômetros de Goiânia, vive a lavradora Alexandrina Paulino da Silva, 56 anos. De origem Kalunga por parte de pai e mãe nascida em Arraias, meio índia, meio negra, ela mora no povoado do Engenho 2 desde que nasceu e preserva a cultura e hospitalidade dos ascendentes paternos com muito orgulho. Alexandrina acabou de receber um Cheque Mais Moradia modalidade Reforma, benefício do Governo de Goiás, executado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), durante a Ação Cidadã realizada no povoado. Muito feliz, a lavradora contou que graças ao Cheque Reforma vai realizar seu sonho de ter um banheiro em casa.

A Ação Cidadã atendeu com Cheque Reforma 184 famílias Kalungas dos municípios de Cavalcante, Alto Paraíso, Monte Alegre e Teresina durante os dias 12 e 13 deste mês. O governador Marconi Perillo afirmou que enquanto houver uma família quilombola que precise de reforma ou construção, o Cheque Mais Moradia estará lá para atender suas necessidades. Agora, ele quer priorizar a construção de moradias daqueles que estão correndo risco em casas de adobe.

O lavrador Natalino Fernandes de Castro, 60 anos, mora em uma casa de adobe no município de Monte Alegre. Ele e a esposa vivem com medo, pois uma parte da moradia já desabou. Natalino contou que tem amor por aquela terra, onde seus antepassados conquistaram a liberdade depois de serem trazidos da África como escravos. Segundo o lavrador, é um lugar muito bonito, onde ele planta principalmente mandioca, batata e arroz. Com o Cheque Reforma, ele vai reforçar as paredes de adobe com blocos assados de barro que são fixados com ferro. “O Cheque veio acolher a gente em boa hora, antes que caia tudo”.

Moradores do Vão de Almas, também em Cavalcante, o casal Aluísio Pereira dos Santos, 25 anos, e Ana Paula da Costa Serafiz, 17, está prestes a solucionar um problema que têm já no início da vida a dois. O lavrador afirma que construiu a casa onde moram para a chegada do filho. Mas segundo ele, o telhado não ficou nada bom. Construído com material de segunda mão, as telhas rachadas deixam molhar o interior. Ana Paula teme pela saúde do filhinho, que dormia inocentemente em seu colo, aos dois meses de vida. Sem o Cheque Reforma, Aluísio não teria condições de consertar o telhado tão cedo, pois sustenta a família com o que consegue plantar na pequena propriedade ou de bicos que faz na região.

Habitação digna

O presidente da Agência, Luiz Stival, explicou que os Cheques atendem famílias em situação de vulnerabilidade por causa das condições da habitação. A Agehab vai construir 27 moradias de alvenaria emergenciais para famílias que perderam suas habitações na enchente de fevereiro. Já o Cheque Reforma atua preventivamente, pois pode evitar situações extremas como os desabamentos, que são causados na maioria das vezes por falta de manutenção. Ele contou que o Cheque tem o valor de R$ 3 mil por unidade, com investimento de R$ 552 mil somente nesta entrega.

Sob coordenação da Secretaria Cidadã, a Ação Cidadã em Cavalcante entregou aos quilombolas, além de recursos para reforma e melhoria, canoas com motores, motos para transporte de agentes de saúde, transferência de recursos para compra de ambulâncias e mais de 20 serviços como emissão de RG, CPF, segunda via de certidão de casamento, passaportes do idoso, passes livres do deficiente, cortes de cabelo, distribuição de fraldas geriátricas, enxovais para gestantes, entrega de mudas para reflorestamento e cursos.

Beleza natural

Situada na Chapada dos Veadeiros, região Nordeste de Goiás, a comunidade Kalunga vive numa área dividida em cinco núcleos: Vão do Moleque, Ribeirão dos Bois, Vão de Almas, Contenda e Kalunga. Essa área é caracterizada por relevo acidentado, de difícil acesso. Essa situação foi favorável para manter os Kalungas isolados até a década de 1980, preservando a identidade do grupo e sob proteção de ataques no período da escravatura. Hoje, a região atrai turistas do mundo todo por suas belezas naturais, principalmente a paisagem e as cachoeiras, algumas consideradas as mais bonitas do Brasil.

*Do portal do governo de Goiás

Temas relacionados:

X
13/05/2016