Em Manaus, programa ‘Segundo Tempo’ realiza torneio e difunde valores sociais para crianças e jovens

Iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério dos Esportes e a Prefeitura de Manaus

Acompanhe - 06/06/2016

progsegtempocj-2A realização de um torneio de futsal envolvendo oito times de crianças e adolescentes, além da competição feminina de atletismo, movimentou o “Programa Segundo Tempo”, realizado pela prefeitura na última quarta-feira, 1º de junho, no núcleo que funciona no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Coroado. A iniciativa do professor de Educação Física, Nélio Vasconcelos, foi além das disputas e levou os participantes a exercitarem valores de amizade, companheirismo, lealdade, gentileza e amor.

Para entender o conceito de dignidade – nome que deu título ao seu time – o estudante Alan Moraes, de 13 anos, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, leu pausadamente a explicação deixada pelo professor nas paredes da quadra coberta. “Quer dizer que temos que ser bons e honestos”, explicou. Ao final das disputas, realizadas em partidas de cinco minutos, os times campeões por ordem de classificação foram: Dignidade, Gentileza e Amor, todos premiados com medalhas.

O estudante Gustavo Henrique de Souza Custódio, 12, foi o destaque da competição, recebendo uma medalha por ser participativo, companheiro e bom de bola. Já Charles Brasil de Souza, 13, disse que as atividades físicas têm ajudado no seu tratamento de saúde. “Eu tinha asma, mas desde que comecei a jogar bola e praticar outros esportes não senti mais a doença”, revelou.

Para as meninas do programa, as disputas foram em corridas de 100 metros, também com premiações para as vencedoras, entre as quais Emily Batista de Vasconcelos, 13, e, em segundo lugar, Fantiny Isabely da Costa, 12. “Eu gosto de corrida e adoro participar do programa”, disse Emily.

O Programa Segundo Tempo, segundo explica o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Neto, é resultado de uma parceria entre o Ministério dos Esportes e a Prefeitura de Manaus. A ideia é oferecer atividades sociais e educativas por meio do esporte e entretenimento para crianças matriculadas na rede pública de ensino, com idade entre 6 a 17 anos, no contra turno escolar.

Reestruturado na capital no ano passado, o programa conta com mais de 65 núcleos distribuídos em todas as zonas da cidade e contribui para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras das crianças e adolescentes, além de influenciar na qualidade de vida (autoestima, convívio, integração social e saúde), buscando ainda a diminuição da exposição aos riscos sociais, como drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade e trabalho infantil.

*Do portal da prefeitura de Manaus

Temas relacionados:

X
06/06/2016