Entrevistas

As metas de governo permanecem, diz Rogério Salles

O governador Rogério Salles assumiu no sábado (06/04) e já segunda-feira (08/04) reuniu seu secretariado “para reavivar o Plano de Metas do Governo“ e alinhar a equipe. Nesta entrevista, ele fala sobre seu projeto para os quase nove de seu governo

Secom-MT – O senhor está preparado para assumir o Estado?

José Rogério Salles – Desde quando aceitei ser candidato a vice-governador, venho me preparando para, no momento necessário, assumir o Governo de Mato Grosso. Sei que não estou perfeitamente preparado para este grande desafio – aliás, ninguém está. Sei, porém, que tenho condições de cumprir, a bom termo, esta missão.

Secom-MT- Qual critério utilizado pelo senhor para a escolha de seu secretariado?

Rogério Salles – Procurei não apenas adequar algumas questões políticas como também contemplar pessoas que tivessem relação com o setor a ser designado, que tivessem experiência no setor. Em alguns casos, porque o período em que vou governar é muito curto, escolhi pessoas que já tivessem conhecimento da área designada, para evitar qualquer paralisação no trabalho que vem sendo desenvolvido até o momento.

Secom-MT – Quais os nomes que compõem o seu novo secretariado?

Rogério Salles – Mantive o secretário-adjunto de Transportes, Osvaldo Pontes como titular da pasta. Na Secretaria de Agricultura convidei o produtor rural Otávio Palmeira. Como secretário de Industria, Comércio e Mineração foi sugerido, e acatei, o nome do ex-secretário Ricardo Corrêa. Para a Secretaria de Trabalho e Cidadania, estou remanejando o companheiro Pepeu Garcia. Guilherme Muller volta para a Secretaria de Planejamento e o companheiro Fausto Faria o substitui na Secretaria de Fazenda, que, por sua vez, será substituído, na Secretaria de Administração, pelo Dr. Marcos Henrique.
Para Procuradoria Geral, convidei o Dr. José Vitor Gargaglione, que é do quadro. Na Secretaria de Comunicação, permanece o Pedro Pinto (de Oliveira), acontecendo o mesmo com Maurício Magalhães, que continua na Casa Civil. A professora Marlene Santos, que desde o inicio do Governo Dante de Oliveira foi a secretária-adjunta de Educação passa para a condição de titular. Na Secretaria de Justiça e Segurança, mantive o companheiro Benedito Corbelino, na de Cultura, o Jurandir Antônio, e na de Turismo, Jeversson Missias. Para a Secretaria de Ação Política, convidei Gastão…, que foi meu chefe de gabinete quando fui prefeito de Rondonópolis.

Secom-MT – Quais as principais metas de seu governo?

Rogério Salles – Estamos trabalhando dentro da idéia de planejamento estratégico, em um trabalho de equipe. Inclusive, marquei uma reunião, com todo o secretariado, para segunda Feira (hoje), quando o Guilherme Muller vai reavivar a questão do Plano de Metas do Governo, suas limitações – inclusive financeiras, porque quando chegar no final do ano, teremos que prestar contas dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal. Por isso, todos os secretários, mesmo os que estão assumindo pela primeira vez, precisam conter o entusiasmo e trabalhar naquilo que é possível.

As metas de Governo permanecem – algumas eu pretendo reforçar. Uma delas é a consolidação da reforma, da modernização do Estado. Conseguimos muitos avanços, mas faltam consolidar algumas questões.

Secom-MT – Por exemplo?

Rogério Salles – As alterações foram feitas, de fato, na estrutura, mas falta fazê-las no âmbito do Direito, colocá-las na legislação. A tomada de decisão, a vinculação entre o que executamos e o planejamento estratégico do governo, este é um dos itens em que devemos nos concentrar durante esses oito meses de governo. Para consolidá-la.

Entendo também que – sou produtor rural e terei uma cobrança maior do setor – o FETHAB (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) foi um avanço. O governo conseguiu criar uma fonte de recurso específica para o setor de Transporte. Tenho conversado com o secretário de Transportes sobre a necessidade de reforçar, principalmente, a manutenção das rodovias, ainda uma grande angustia. Existia uma demanda reprimida, mas neste último ano o FETHAB conseguiu avançar e minha intenção é consolidar esse avanço, reforçar ainda mais esse trabalho neste meu período de governo.

Secom-MT – Governador, aumentou a participação do PL (Partido Liberal) no governo?

Rogério Salles – O PL sempre foi um partido importante. Possui grandes lideranças, como o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Humberto Bosaipo, como o deputado (Amador) TUT, o deputado (Hermínio) Barreto, que contribuem para a governabilidade de Mato Grosso. Entendo que o PL tem um papel importante e, com essa composição, eles passam a ter uma participação muito importante na administração.

Secom-MT – O senhor é favorável à política municipalista?

Rogério Salles – Fui prefeito e, antes de ser prefeito, secretário de Agricultura. Esta eram as minhas experiências na vida pública. Hoje, depois de mais três anos participando do governo, tenho, cada vez mais, a convicção de que os problemas se resolvem nos municípios. Mato Grosso é um estado enorme e, muitas vezes, encontra-se dificuldade em fazer uma determinada ação chegar até o cidadão. Vou dar continuidade e reforçar o trabalho, iniciado pelo ex-governador Dante, de municipalizar as ações, de descentralizá-las. Até porque, acho que é a maneira mais eficiente. Foi assim que conseguimos prestar um serviço de melhor qualidade para a população.

Secom-MT – Como será a participação do senhor durante a campanha eleitoral?

Rogério Salles – Vou administrar para que, fora do expediente normal de trabalho, eu possa dar a minha contribuição. Apoiar os candidatos do nosso partido, principalmente o senador Antero Paes de Barros, sem vida o melhor nome para suceder e dar sequência ao trabalho iniciado pelo (ex) governador Dante de Oliveira. Vou participar, mas de maneira nenhuma admitirei que se use a maquina administrativa em benefício dos nossos candidatos. Esta postura, de não misturar interesse político-partidário com interesse administrativo, tem, na minha opinião, o respaldo da sociedade. É uma das aspirações da sociedade e uma de nossas lutas. Sempre criticamos este tipo de postura, utilizada no passado em governos aos quais fizemos oposição. Não será agora, que estamos no poder, que iremos fazer diferente.

Secom-MT – Governador, alguma novidade sobre o destino da Empaer?

Rogério Salles – Tenho clareza de que a Empaer vai funcionar melhor, na medida em que conseguir municipalizar os seus serviços. Não sei se podemos fazer isso agora, de maneira radical, de uma só vez, mas minha idéia é criar as condições para que o próximo governo aumente a eficiência do serviço da Empaer, que já prestou e presta grandes serviços, desenvolve uma atividade necessária, essencial.

Na minha opinião, a Empaer tem que se reformatar em sua forma de prestar serviços. Vejo dificuldade em se controlar, daqui de Cuiabá, o que acontece lá no interior de Vila Rica, no interior de Colniza, que é onde o funcionário está trabalhando. Fui secretário municipal de Agricultura, tenho experiência no atendimento ao pequeno produtor e acho que trabalhar de maneira descentralizada é muito mais eficiente. Tenho consciência de que o governo tem um papel a exercer e me parece que esse papel é muito mais de coordenação, de apoio e até mesmo de financiamento da extensão rural.

Secom-MT – Qual sua avaliação sobre o Governo Dante de Oliveira?

Rogério Salles – Outro dia ouvi alguém comentar – acho que foi o ministro (José) Serra – que muita coisa foi feita. Mas muito mais do que foi feito é o que temos para fazer. O governo andou muito, mas o caminho daqui para a frente é muito maior deste que nós percorremos para transformar Mato Grosso naquilo que todos nós queremos.

Secom-MT – O (ex) governador Dante de Oliveira recomendou ao senhor que mantivesse este ou aquele secretário?

Rogério Salles – De maneira nenhuma. Sempre entendi que o meu papel de vice não era ficar pressionando o governador para indicar nomes. Procurei sempre deixá-lo à vontade. E ele, por sua vez, em momento nenhum me pressionou.

Cheguei, inclusive, a dizer que a ele para ficar à vontade caso desejasse fazer alguma sugestão de nomes, até porque a decisão de acatar ou não essa sugestão seria minha. Entenderia perfeitamente o gesto como uma sugestão, uma colaboração, mas ele preferiu não interferir. Ele foi extremamente correto, ético. Eu até gostaria que ele tivesse dado mais palpite.

Secom-MT – Qual será a pauta da reunião, segunda-feira (hoje), do secretariado?

Rogério Salles – O (secretário) Guilherme (Muller) vai falar sobre o Plano de Metas, reavivar esta questão. Com essa sua passagem pela Secretaria der Fazenda, creio que ele irá enfocar, além da questão orçamentária, a questão financeira – como está evoluindo. Quanto a mim, vou explicar para os secretários as eventuais mudanças de estilo -embora a maioria já me conheça, é preciso fazer um alinhamento para a equipe comece a terça-feira (amanhã) trabalhando sem nenhum problema.

Manterei as reuniões de segunda-feira com a equipe econômica, principalmente. Mas, pelo menos uma vez por mês, farei uma reunião com todo o secretariado para assegurar que, permanentemente, nossas metas, nossos projetos, nossos compromissos sejam mantidos.

Secretariado de Rogério Salles
Novos
Administração: Marcos Machado
Procuradoria: José Vitor Gargaglione
Ind. Com. E Mineração: Ricardo Correa
Ação Política: Gastão Matos
Transportes: Oswaldo Costa
Agricultura: Otávio Palmeira
Prosol : Marília Salles
Educação: Marlene Santos
Remanejados
Planejamento: Guilherme Muller (ex Secretaria de Fazenda)
Fazenda: Fausto Faria (ex Secretaria de Administração)
Trabalho, Emprego e Cidadania: Pepeu Garcia (ex Secretaria de Ação Política)
Permanecem
Casa Civil: Maurício Magalhães
Segurança: Benedito Corbelino
Saúde: Júlio Muller
Comunicação: Pedro Pinto de Oliveira
Ciência e Tecnologia: João Carlos Souza Maia
Defensoria Pública: Roberto Tadeu Vaz Curvo
Projetos Estratégicos: Thiers Ferreira
Meio Ambiente: Frederico Muller
Esportes: Salbino Albertão
Turismo: Jeverson Missia
Cultura: Jurandir Antônio
Casa Militar: Cel. Renato Martins


Veja também

Ver entrevista
X
28/04/2014