Escassez de alimentos leva milhares de venezuelanos às ruas

Acompanhe - 02/06/2016

Dilma Rousseff recebe presidente da VenezuelaMilhares de venezuelanos foram às ruas nesta quinta-feira (2) para protestar contra a escassez de alimentos no país. O agravamento do cenário econômico, a falta de medicamentos e produtos básicos, e as restrições na compra de mantimentos fazem com que os venezuelanos vivam um verdadeiro caos social capitaneado pelo presidente Nicolás Maduro – aliado de primeira hora do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente afastada Dilma Rousseff.

De acordo com a Agência Estado, aos gritos de “queremos comida” e “vai cair, e vai cair, este governo vai cair”, os manifestantes, em sua maioria de origem humilde, bloquearam duas das principais avenidas do centro da capital. O protesto começou próximo ao meio-dia, quando as autoridades levaram um carregamento de produtos que seriam vendidos em um comércio na região. No entanto, a retirada dos produtos desatou a ira das pessoas que aguardavam desde a madrugada no local para comprar alimentos e outros itens. A polícia lançou gás lacrimogêneo para dispersar os grupos.

Segundo a agência, a Venezuela enfrenta uma grave crise econômica, com uma inflação que, conforme estimativas, pode atingir 720% neste ano. A recessão poderá ainda se agravar pela piora dos preços do petróleo, que é responsável por 96% da receita recebida pelo país com suas exportações.

Temas relacionados:

X
02/06/2016