Estudo da Austin Rating aponta Bocaiúva como uma das melhores cidades brasileiras em padrões econômicos
O estudo “As Melhores Cidades do Brasil 2015”, elaborado pela Austin Rating, principal agência de classificação de risco do Brasil, destaca Bocaiúva, no Norte de Minas, como um dos municípios brasileiros com maior excelência em padrões econômicos. Um dos 137 municípios administrados pelo PSDB em Minas Gerais, Bocaiúva ficou classificado em 38º lugar entre as 4.957 cidades brasileiras de pequeno porte que apresentam uma boa infraestrutura que favorecem o mercado de trabalho, comércio exterior e qualidade de vida. O estudo foi realizado numa parceria da Austin Rating com a revista semanal IstoÉ.
Municípios de várias regiões do país que obtiveram as melhores avaliações em diversas categorias serão premiados em uma solenidade que será realizada nesta quinta-feira (17/9), em São Paulo.
“É muito gratificante saber que Bocaiúva aparece tão bem colocada neste ranking, principalmente por atestar que somos referência termos de qualidade de vida. Além de ser um importante reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido, este prêmio ajudará a divulgar o potencial do nosso município e, consequentemente, na atração de novas empresas”, destaca o prefeito Ricardo Veloso (PSDB) (foto ao lado), que estará presente na solenidade em São Paulo.
Estudo analisou 500 indicadores
De acordo com os realizadores do estudo “As melhores cidades do Brasil 2015”, a premiação é uma chancela e um selo de qualidade das boas administrações do país porque foi concebido a partir de dados oficiais. De forma inédita, o levantamento utilizou mais de 500 indicadores de diferentes fontes para mapear onde estão as melhores práticas de gestão no Brasil.
Os municípios foram avaliados em quatro pilares fundamentais: indicadores sociais, econômicos, fiscais e digitais. Bocaiúva foi um dos destaques no quesito econômico dentre as cidades de pequeno porte. Foram levados em consideração, dentre outros, o PIB municipal, o PIB per capita, a carga tributária, o comércio exterior, frota de veículos, população economicamente ativa e o rendimento médio da população.
Ao todo, 5.565 municípios brasileiros foram avaliados e divididos em três categorias: pequeno porte, que são as cidades de até 50 mil habitantes (4.957 cidades ou 89,07% do total); médio porte, de 50.001 a 200 mil habitantes (8,54% do total) e, de grande porte, acima de 200.001 habitantes, que totalizaram 133 cidades (ou 2,39% do total).