FHC lança site para promover o debate político

Para ele, a internet também é uma ferramenta da democracia

Acompanhe - 26/07/2011

Para ele, a internet também é uma ferramenta da democracia <br />

Já está em pleno funcionamento na internet o novo site lançado pelo Instituto Fernando Henrique (iFHC). O site chama-se “Observador Político”, e nasceu a partir da ideia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de introduzir na internet uma plataforma colaborativa capaz de promover o debate político e estimular a democracia digital no País, fazendo uso da tecnologia para promover um ambiente de discussão aberto e participativo. De caráter apartidário e politicamente independente, o site Observador Político, na definição de seus criadores, busca estimular e refletir ideias e opiniões, além de procurar influir na solução dos problemas e nos destinos do Brasil, reunindo e distribuindo conteúdos sobre temas relevantes da agenda brasileira e mundial. De caráter apartidário e politicamente independente, o Observador Político busca estimular e refletir ideias e opiniões, e influir na solução dos problemas e nos destinos do Brasil.

Entre os princípios que o Observador Político pretende estimular junto aos internautas brasileiros, está principalmente o da democracia digital, que visa aglutinar pessoas e mobilizar as redes sociais a fim de criar um ambiente de discussão, aberto e participativo, sobre os temas importantes da agenda nacional. O site pretende configurar um espaço na internet para aglutinar formadores de opinião e interessados no desenvolvimento nacional, a partir da discussão de temas relevantes que favoreçam o “diálogo consistente, argumentativo, plural e franco”, segundo definição do próprio site. Veja abaixo outros princípios definidos pelo Observador Político:

– Rediscutir antigas questões sob uma nova visão, longe de patrulhamentos políticos e ideológicos, colocando no debate temas recentes, sem posições estigmatizadas e sempre procurando o diálogo.

– Mobilizar e compartilhar uma visão contemporânea sobre os problemas brasileiros e o futuro da Nação.

– Impulsionar a participação cidadã, combatendo a apatia política, estimulando a livre expressão do pensamento e fomentando o diálogo

– Estimular a sociedade pluralista, democrática, tolerante, pacifista e transparente.

– Contribuir para que a sociedade civil assuma um papel fundamental, muito participativo, no processo de construção da Nação.

– Estimular as ideias em torno do desenvolvimento sustentável, com qualidade de vida e harmonia com a natureza.

– Promover e estimular a política nacional, com ênfase na discussão sobre os rumos da democracia, da vida brasileira e do desenvolvimento nacional.

– Promover a avalização das políticas públicas, programas e ações dos governos federal, estaduais e municipais, avaliando a qualidade da gestão pública, a transparência e a responsabilidade fiscal e social de seus atos

– Promover a verificação e o acompanhamento do funcionamento do Congresso Nacional, a legislação e a reforma política/eleitoral, as disputas partidárias e os processos eleitorais.

O Observador Político está abrigado no iFHC, entidade que o patrocina financeiramente, com recursos não governamentais, captados de parceiros privados, pessoas físicas ou jurídicas, que apoiam seu ideal participativo e aberto. A gestão do Observador Político é independente do iFHC, comandada por um Conselho de Gestão dos Princípios Gerais e Articulação, formado por 11 membros. O Conselho se responsabiliza pela linha de atuação do site, assegurando o cumprimento dos seus objetivos e posição editorial.

Clique aqui para visitar o site Observador Político

Fonte: Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado

Temas relacionados:

X
26/07/2011