Fundação Abrinq conhece projetos de educação em Belém

Acompanhe - 01/12/2015

prefeito-belem-zenaldo-coutinhoRepresentantes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, Fundação Abrinq, estiveram na tarde de segunda-feira, 30, na sede da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) para conhecer detalhes dos projetos “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia” e “Café da manhã”, ambos executados pela Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE). Os projetos foram apresentados pelo prefeito Zenaldo Coutinho.

Em Belém, 25 unidades de educação já praticam o Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, que tem o objetivo de desenvolver pedagogicamente, por meio das hortas, o senso educativo ambiental, alimentar e nutricional nos alunos, com atividades que possibilitem também o desenvolvimento econômico das famílias, bem como a sustentabilidade.

Para o presidente da FMAE, Walmir Moraes, o projeto não se prende somente a questão plantar e colher, ele é um laboratório que se estende às famílias dos alunos. “Nosso objetivo é principalmente, estimular as famílias a vender os alimentos cultivados por eles. Economicamente através do projeto Horta, ele se expande até a produção econômica, como acontece nos assentamento de Mosqueiro, ilha de Cotijuba e na própria ilha do Mosqueiro”.

A coordenadora da Fundação Abrinq, Jeniffer Luiz, que veio a Belém conhecer pessoalmente os projetos da prefeitura,informou que acompanha as ações da prefeitura, voltados para crianças e jovens, desde 2013. “Os projetos impressionam bastante. O projeto apresentado pela prefeitura de Belém envolve não somente educação, mas a saúde, saneamento, desenvolvimento ambiental, desenvolvimento de emprego e renda, e isso nos chama muito atenção. Quanto mais a prefeitura trabalha se preocupando com a realidade local, fazendo um bom diagnóstico, por bairro e distrito, mostra que as iniciativas que estão sendo feitas, tem mais chances de ter bons resultados”, define Jeniffer.

Ida de Oliveira, oficial de comunicação do Unicef em Belém, que também participou da reunião, se disse entusiasmada com os projetos, pois Belém se preocupa com a importância da gestão compartilhada, e trabalha no planejamento com os governos estaduais e federais.

“A experiência de acompanhar de perto ações em diversas capitais, nos permite ver que Belém trabalha e articula ações de saúde, educação, cultura, e vê a criança como ser integral dentro de uma comunidade que precisa ser respeitado como qualquer individuo”, pontuou .

Fundação Abrinq – A Fundação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, Fundação Abrinq, tem o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência, tanto por meio de ações, programas e projetos, como por meio do estímulo ao fortalecimento de políticas públicas de garantia à infância e adolescência. E, uma das ações promovida pela fundação é o prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Do portal da Prefeitura de Belém

Temas relacionados:

X
01/12/2015