Goiás: Concluída primeira etapa do programa Reescrevendo o Futuro
Oportunidade para estudantes de 300 unidades educacionais da rede pública
Foi concluída no último dia 28 de junho a primeira etapa do programa Reescrevendo o Futuro, iniciativa que, neste primeiro semestre, se fez presente em 300 unidades educacionais da rede pública estadual, oferecendo oportunidade aos alunos da 3ª série do Ensino Médio de produzirem redações e terem suas produções textuais corrigidas e comentadas por professores universitários – considerando-se critérios adotados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa é desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
A segunda etapa está prevista para ser realizada entre 1º de agosto e 29 de novembro, com algumas mudanças. Devido à ampla adesão das escolas, será oferecida apenas uma proposta por mês (antes eram duas) e em outubro será realizada uma maratona com foco no Enem – cujas provas já foram marcadas pelo Ministério da Educação (MEC) para os dias 26 e 27 de outubro. “Com estas alterações, além dos estudantes das 300 unidades participantes do programa, todos os alunos da rede pública estadual inscritos no Enem poderão participar do Reescrevendo o Futuro, explica o superintendente de Inteligência Pedagógica e Formação da Seduc, Raph Gomes Alves.
Além disso, os temas das redações terão vínculo direto com a proposta curricular da Seduc, o que facilita o trabalho dos professores. “Um fato novo é que os alunos terão agora um momento específico para, após a correção, reescreverem seus textos sob orientação do professor em sala de aula”, antecipa Raph Gomes. A partir de agosto, os polos da Escola de Formação também participarão de forma mais ativa no programa, principalmente na coordenação de capacitação para os professores.
Saldo positivo
Para o coordenador do programa na Seduc, professor Marcelo Jerônimo Rodrigues Araújo, o balanço dessa primeira etapa é bastante positivo. “No ano passado, tivemos uma experiência piloto. Em 2013, aumentamos sua abrangência e a adesão das escolas foi significativa”, explica.
Segundo Marcelo Jerônimo, o aumento no número de redações corrigidas também foi expressivo: “No ano passado a participação era bem menor. Para se ter ideia, corrigíamos uma média de 400 redações por tema. Neste semestre, ultrapassamos a marca de 10 mil redações escritas manualmente, sem falar nas que foram entregues on line, totalizando cerca de 30 mil textos corrigidos”.
Outra novidade no primeiro semestre foi a criação de uma página na rede social Facebook para o “Reescrevendo o Futuro”. O objetivo foi facilitar o acesso de professores, alunos e agentes envolvidos no programa às informações gerais e aos conteúdos específicos. Assim, quem mantém perfil no Facebook e quer acompanhar tudo sobre o Reescrevendo o Futuro, basta acessar http://www.facebook.com/ReescrevendoOFuturo.
Como funciona
O Reescrevendo o Futuro é mais uma ação da Secretaria de Estado da Educação para apoiar os jovens matriculados nas escolas estaduais, preparando-os para a continuidade dos estudos e a vida profissional, reduzindo as desigualdades dentro e fora da rede pública. Por meio do programa, professores de Língua Portuguesa elaboram as propostas de redação – no primeiro semestre, foram duas a cada mês – contendo uma coletânea de textos de referência, da mesma forma que nos exames nacionais e nos vestibulares. Essas propostas são disponibilizadas para os alunos na plataforma virtual ead.seduc.go.gov.br.
Os estudantes têm, então, uma semana para produzirem o texto e enviá-lo pela internet. Os que não têm acesso à internet pegam a proposta na escola e entregam a redação na secretaria da própria unidade educacional. A partir daí, todas as produções textuais são corrigidas e comentadas pelos professores da PUC-GO, que fazem a devolutiva aos alunos. Assim, nesse processo, eles podem, ao longo de todo o ano, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, orientando cada um deles a partir das suas dificuldades.
Mais informações: (62)3201-3020 / 3201-3071
Do Portal do governo de Goiás