“Golpe é usar o Estado para tentar confundir a opinião da comunidade internacional”, diz Betinho Gomes

Acompanhe - 23/03/2016

betinho-gomesO vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Betinho Gomes (PE), entrará nesta quarta-feira (23) com um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para que explique ao plenário da Câmara sobre o envio de comunicado pelo Ministério de Relações Exteriores a embaixadas do Brasil no exterior alertando sobre o “risco de um golpe político no Brasil”. A aprovação depende apenas de votos da maioria simples do plenário.

“O que ocorreu na estrutura do Itamaraty é algo gravíssimo. Golpe é usar o Estado brasileiro para tentar confundir a opinião da comunidade internacional. É por isso que exigimos a presença do chanceler brasileiro no plenário da Câmara”, disse o vice-líder do PSDB.

A denúncia foi publicada pelo jornal O Globo nesta quarta-feira. Segundo o jornal, na última sexta-feira, quando ocorreram por todo o país manifestações em defesa do mandato da presidente Dilma Rousseff, o Ministério das Relações Exteriores enviou telegramas a todas as embaixadas e representações do Brasil no exterior recomendando o alerta a entidades para o risco de um golpe político. A mensagem partiu da Secretaria de Estado de Relações Exteriores do Itamaraty (SERE).

A Secretaria recomendava que cada posto designasse um diplomata para dialogar com as organizações da sociedade civil locais. A ordem acabou abortada por determinação da Secretaria Geral do Itamaraty. Mas as mensagens já haviam sido enviadas.

*Da assessoria do PSDB-PE

X
23/03/2016