Governo atrasa concessão de aeroportos e prejudica o setor

Exploração pela iniciativa privada foi duramente criticada pelo PT na campanha

Acompanhe - 22/03/2011

Exploração pela iniciativa privada foi duramente criticada pelo PT na campanha

O governo federal demorou muito para iniciar o processo de conceder os aeroportos à iniciativa privada, proposta levantada por José Serra na campanha presidencial e duramente combatida pelo PT ao longo dos últimos anos, apontam os deputados Otavio Leite (RJ) e Vanderlei Macris (SP).

Somente agora, depois que praticamente todo o setor entrou em colapso,  o PT decide criar um novo órgão, que absorverá toda a estrutura da aviação civil, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Vinculado à Presidência,  terá status de mais um ministério. Foi criado por Medida Provisória, em edição extra do “Diário Oficial da União”.

Para Otavio Leite, essa providência deveria ter sido tomada antes. “O governo dá sinais, mas não assume com rigor a responsabilidade de enfrentar o drama da infraestrutura aeroportuária brasileira. Esse setor enfrenta uma situação precária, a demanda aérea está aumentando e a infraestrutura está aquém do que seria necessário”, lamentou.

Deputado Vanderlei Macris (SP)/Foto: Paula Sholl

Vanderlei Macris acrescenta que a Presidente está na contramão do seu próprio discurso. “Desde a época do apagão aéreo, temos salientado para a necessidade de uma intervenção do governo para que os aeroportos pudessem caminhar na direção do crescimento da demanda. Isso não foi feito. Ou seja, criticaram o PSDB pela proposta que apresentamos e agora realizam. O governo fala uma coisa e faz outra, o que já virou praxe do PT”, criticou.

Otavio Leite lembrou ainda, que até hoje o governo não deu uma solução para os aeroportos de São Paulo, mesmo sabendo que a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 estão cada vez mais próximas de serem realizadas. O tucano disse que esse terminal, assim como outros, está saturado e lamentou por as obras prosseguirem a passos de tartaruga. “Já se passaram três meses e agora o governo fala em criar uma secretaria? Essa providência já deveria ter sido adotada”, reforçou.

Fonte: Com informações do Diário Tucano

Temas relacionados:

X
22/03/2011