Governo de Alagoas inaugura base do Samu, Farmex e duas UBSs nesta quinta (27)
“Vamos otimizar o socorro aos moradores dessas localidades, diminuindo o tempo resposta de atendimento da ocorrência e ajudando a salvar mais vidas”, explica a diretora de Assistência Pré-Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Maria Aparecida Auto, ressaltando que a ideia é disponibilizar uma unidade a cada 30 quilômetros

No mesmo dia, serão entregues, ainda, a Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Farmex) de Santana do Ipanema e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Benedito Lopes e Antônio de Oliveira Couto, ambas em Rio Largo. As solenidades acontecem às 10h e às 14h, respectivamente, também com a participação de autoridades estaduais e municipais.
A Base do Samu, situada na Rua 22 de Dezembro, no Centro, vai contar com uma Unidade de Suporte Básico (USB) e atenderá, ainda, às cidades de Jaramataia, Belo Monte, Jacaré dos Homens e Major Isidoro, totalizando uma população de 53.974 pessoas. Com a inauguração, o Governo completa mais uma etapa do processo de descentralização do Samu.
“Vamos otimizar o socorro aos moradores dessas localidades, diminuindo o tempo resposta de atendimento da ocorrência e ajudando a salvar mais vidas”, explica a diretora de Assistência Pré-Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Maria Aparecida Auto, ressaltando que a ideia é disponibilizar uma unidade a cada 30 quilômetros.
Assim como as outras, a unidade de Batalha vai contar com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a equipe técnica que, antes de iniciar os trabalhos, participou do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A qualificação tem como objetivo garantir que os profissionais estejam habilitados para atuar em cenários de urgência e emergência pré-hospitalar.
Farmex – Ainda na quinta-feira, a Sesau entrega mais uma Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Farmex), responsável pela distribuição de medicamentos para doenças crônicas e complexas. A unidade de Santana do Ipanema, parceria entre Estado e município, será inaugurada às 10h, com a presença do governador, do secretário de Saúde e da prefeita Renilde Bulhões.
A farmácia é a sexta descentralizada instalada em Alagoas e vai atender a 9ª Região de Saúde – a última sem uma unidade na 2ª Macrorregião. Ao todo, serão atendidas 13 cidades, totalizando aproximadamente 226 mil habitantes e, por meio dela, os moradores do Alto Sertão não precisarão mais se deslocar até Maceió.
O governo estadual investiu R$ 45 mil para a montagem do espaço, que vai contar com uma câmara de refrigeração, três computadores, três aparelhos de ar-condicionado, uma impressora, além de equipamentos de logística informática. Já o município disponibilizou o prédio, mobília e recursos humanos. Duas farmacêuticas irão atender à demanda.
De 2007 a 2012, a Farmex pulou de quatro mil para 32 mil pacientes ativos, onde o número de pessoas atendidas saltou de sete mil para 60 mil. O elenco de medicamentos também aumentou de 60 para 157 itens, cobrindo, atualmente, 50 patologias. Diferente de outros locais, a política estadual disponibiliza, além de medicamentos, outras opções de apresentações.
UBSs – Localizadas nos bairro do Tabuleiro do Pinto e Mata do Rolo, as Unidades Básicas de Saúde de Rio Largo são parte do Programa da Reconstrução e pretendem fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. A inauguração acontece às 14h, em cerimônia com a participação do governador, do secretário Alexandre Toledo e da prefeita Maria de Fátima Correia Costa.
Segundo o superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Sival Clamente, os postos serão entregues totalmente equipados para a realização de consultas, exames e outros procedimentos relativos à Atenção Básica. O intuito é melhorar o atendimento. “Será um suporte para o município, ampliando a oferta e oferecendo um atendimento mais humanizado e acolhedor”, diz.
A unidade também vai fortalecer as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF), estruturando a Estratégia de Saúde da Família no interior, segundo consta no Programa Alagoas Tem Pressa. A construção seguiu todos os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Da Agência Alagoas