Governo de Minas promove combate às drogas
“Aliança pela vida” terá ações de atendimento, orientação e repressão ao tráfico
“Aliança pela vida” terá ações de atendimento, orientação e repressão ao tráfico
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) lançou, na terça-feira , o programa Aliança pela Vida, parceria do Governo com entidades da sociedade civil para fortalecer a luta contra as drogas.
O programa ampliará ações existentes e implantará novas medidas de enfrentamento aos problemas relacionados ao consumo e abuso de álcool e outras drogas, sobretudo o crack. Entre as ações estão o atendimento aos usuários e seus familiares e a capacitação de profissionais de saúde, assistência social e do Sistema de Defesa para atuar na repressão ao tráfico de drogas.
“Não crio ilusão que vamos reverter, evidentemente, o problema. Mas é fundamental que tenhamos melhorias, que as pessoas não se sintam sós, que sejam informadas e alertadas, que as famílias tenham acesso à informação, que tenham a possibilidade de levar aquele familiar dependente a um tratamento de saúde ou, eventualmente, a uma internação”, disse Anastasia.
A Aliança pela Vida é um resultado do decreto assinado pelo governador, em fevereiro deste ano, determinando a aplicação de até 1% do orçamento de órgãos e secretarias do Estado que desenvolvam programas sociais a projetos de prevenção e combate às drogas. Apenas para 2011, estão previstos investimentos da ordem de R$ 70 milhões.
“Esse não é só um tema de segurança pública nem só saúde. Os efeitos na rede pública de saúde e na saúde da própria pessoa são gravíssimos. Também não é só educação, por perdemos alunos, que abandonam os cursos e colocam em risco o futuro dos nossos jovens. Não é só a questão da inclusão social, não é só a questão do trabalho, aqueles que perdem o emprego”, afirmou o governador.
Fonte: Governo de Minas