Governo de São Paulo entrega estação Bernardino de Campos do VLT, em Santos
O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira (27) a Estação Bernardino de Campos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que fica na Av. Francisco Glicério, próximo ao canal 2. Também houve a entrega de mais dois trens para o sistema, que agora chega a 14 de um total de 22.
Alckmin informou que no próximo mês volta a Santos para a entrega do pátio do Centro de Controle Operacional do VLT e mais um trem. Também anunciou para setembro o início da licitação da segunda fase de implantação do sistema, que prevê mais 14 estações para a ligação do trecho entre a Avenida Conselheiro Nébias ao Valongo.
Integração
O prefeito Paulo Alexandre afirmou que a Cidade já se prepara para a operação conjunta com o novo sistema de transporte coletivo. “A frota de ônibus foi modernizada para se integrar ao VLT”.
Ele destacou, ainda, que a segunda fase terá impacto positivo para o bairro Vila Nova. “O VLT vai ter uma estação ao lado do Mercado Municipal, isso vai revitalizar toda aquela área”.
Funcionamento
A previsão é de que em junho o VLT esteja operando até a Bernardino de Campos. Até lá serão realizados testes entre esta estação e a Pinheiro Machado.
Em outubro o VLT funcionará de forma plena, todos os dias, das 6 às 23h, incluindo a estação Bernardino. Hoje, o sistema opera das 7h às 19h, entre São Vicente (estação Mascarenhas de Moraes) até a Pinheiro Machado.
VLT em números
=> 1.750 passageiros são atendidos, em média, todos os dias das 7 às 19h
=> 6 veículos circulam a cada dez minutos
=> 100 mil usuários passaram pelo sistema, desde sua inauguração em abril de 2015
=> 7 veículos (trens) serão entregues em 2017 para completar a frota inicial
=> 37 linhas de ônibus da EMTU serão integradas ao VLT, a partir de junho
=> 350 ônibus que atendem 150 mil passageiros/dia estarão interligados ao VLT
*Do portal da prefeitura de Santos