Governo Dilma: 75% da pequena indústria projeta novas demissões

Acompanhe - 20/04/2016

industrias_wd2219_2A recessão econômica e o agravamento da crise política no governo da presidente Dilma Rousseff contribuíram para manter a deterioração nos índices de desempenho da indústria de pequeno porte em março. Uma pesquisa do Sindicato da Micro e Pequena Indústria de São Paulo (Simpi), realizada pelo Datafolha, aponta queda de investimentos, aumento na expectativa de novas demissões e piora no acesso ao crédito para o setor.

De acordo com matéria do jornal Valor Econômico desta quarta-feira (20), o levantamento revela o corte de vagas em 20% das empresas, além de 75% projetarem um aumento do desemprego nos próximos seis meses – pior índice da série histórica. A dificuldade no acesso a crédito também fez com que apenas 14% conseguissem fontes de financiamento para capital de giro e 22% dos entrevistados precisassem recorrer ao cheque especial.

Também caiu para o menor nível histórico a expectativa de investimento. Apenas 8% dos entrevistados pretendem fazer novos investimentos em máquinas ou instalações ao longo do mês e, para abril, 91% dos consultados já haviam decidido não investir.

O levantamento mostra ainda que 96% dos empresários do setor acreditam que a crise econômica está afetando os negócios. Outros 75% consideram que o futuro da empresa está em risco de falir. A pesquisa, realizada entre os dias 12 e 30 de março, ouviu 316 empresários do ramo de micro e pequena indústria.

Temas relacionados:

X
20/04/2016