Governo do PT levou Petrobras a prejuízo de mais de R$ 1 bi no primeiro trimestre
O peso da má gestão na Petrobras refletiu em mais uma temporada de grandes prejuízos. A estatal informou, nessa quinta-feira, que teve perda de 1,24 bilhão de reais nos três primeiros meses de 2016. É o terceiro trimestre seguido de prejuízos na petrolífera. Segundo a empresa, contribuíram para o resultado a redução na produção de petróleo e nas vendas de combustíveis, além dos gastos com pagamento de juros da dívida e com equipamentos sem utilização. Para o deputado federal Otávio Leite, do PSDB do Rio de Janeiro, a corrupção soma-se aos ingredientes que resultaram no fracasso financeiro da Petrobras.
“A corrupção, as equivocadas decisões e a irresponsabilidade na gestão são os ingredientes que levaram a essa tragédia. A maior empresa nacional ter produzido um prejuízo nessa dimensão é realmente humilhante”, declarou.
Otávio Leite teme pelas contas da estatal, que fechou 2015 com dívida de 492 bilhões de reais. Os números, para o tucano, revelam a má influência do PT na gestão da empresa. Investigações da Lava Jato apontam que o partido recebeu propinas da Petrobras para abastecimento de campanha eleitoral.
“Uma empresa que deve R$ 500 bilhões vive uma saúde financeira pra lá de precária, quase que terminal. Esses números catastróficos revelam com clareza o que foi o governo do PT à frente da Petrobras”, acrescentou o tucano.
Para enfrentar a dívida, a Petrobras anunciou a venda de ativos da empresa e redução de investimento, que devem ocorrer até 2019.