“Governo federal não apresenta projeto para superar a crise”, diz Marcello Richa
Em entrevista para o programa Direto ao Ponto, da Rede Mercosul, o presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR), Marcello Richa, afirmou que o Brasil vive um período econômico e político turbulento e que o governo federal não apresenta nenhum projeto ou planejamento para superar essa crise.
“A população está sentindo a fragilidade que o país está vivendo e isso fez com que o impeachment se tornasse uma pauta na sociedade. A incompetência, ineficiência e corrupção tomou conta do governo federal, que a cada dia se mostra mais incapaz de fazer o Brasil superar a crise”, disse Marcello Richa.
O tucano ressaltou que a crise econômica afeta diretamente os estados, mas que o ajuste fiscal promovido pelo governo estadual permitiu ao Paraná viver um momento atípico em relação ao resto do país. Enquanto 10 estados parcelam o pagamento de salários de funcionários e travam investimentos, o Paraná paga o funcionalismo em dia, até dezembro terá zerado os débitos junto aos fornecedores e projeta um investimento de R$ 6,8 bilhões para 2016.
“O governador Beto Richa foi criticado por conta dos ajustes fiscais que fez no início do ano, mas muitas pessoas que antes o criticavam agora reconhecem que aquelas medidas todas foram fundamentais para minimizar o dano da crise econômica que o país enfrenta, equilibrando as finanças e recuperando a capacidade de investimento do estado”, afirmou Marcello Richa.
Apesar da crise que assola o país, o Paraná mantém bons indicadores em sua economia. Dados do Ministério do Trabalho mostra que o estado foi o segundo no ranking de geração de empregos formais no primeiro semestre. Além disso, mantém o crescimento na produção industrial e, segundo o Ipea, é o segundo estado com menor índice de desigualdade social do Brasil.
*Da assessoria