“Governo federal precisa recuperar a credibilidade e o diálogo com a população”, afirma Marcello Richa
Durante o seminário de preparação para as eleições municipais de Colombo, o presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR), Marcello Richa, afirmou que o Brasil vive um período de transição política e que o governo federal precisa recuperar a credibilidade e o diálogo com a população para o país voltar ao caminho do desenvolvimento social e econômico. “Vivemos um momento de expectativa de recuperação do país porque a população foi às ruas mostrar sua indignação e exigir maior responsabilidade de seus representantes. Hoje um novo governo federal está sendo montado e esperamos que tenha maior diálogo com os estados, municípios e, especialmente, com a população”.
O tucano destacou que o governo da presidente afastada Dilma Rousseff deixou uma marca muito triste na história do país, com inúmeros escândalos de corrupção, desvio de conduta e irresponsabilidade de gestão, que resultou em índices recordes de desemprego, retorno da inflação, três anos seguidos de recessão, queda da media salarial dos brasileiros, aumento exorbitante da dívida pública e perda de credibilidade internacional. “Reverter o dano causado pelo governo Dilma levará tempo. Enfrentamos uma crise de confiança que levou os empregos embora, dizimou a indústria e provocou uma desastrosa queda no Produto Interno Bruto. Nossa economia se esfacelou”, afirmou.
Na contramão da irresponsabilidade econômica do governo federal, o dirigente ressaltou que o ajuste fiscal promovido pelo governador Beto Richa garantiu o fortalecimento do Paraná, que foi menos atingido pela crise. “Um ano depois do ajuste, o Paraná saltou para a quarta maior economia do Brasil e se tornou o segundo estado mais competitivo do país, atrás apenas de São Paulo. Fica clara a diferença entre um governo que pensa no futuro do seu estado ao invés do projeto de poder de um partido.”
*Da Assessoria de Imprensa do PSDB-PR