Governo Temer vai apresentar agenda positiva que inclui projeto do PSDB sobre pré-sal

Acompanhe - 23/06/2016

Temer e Serra reuniao ministerial FOTO EBCO presidente em exercício, Michel Temer, quer lançar uma agenda positiva ao país contra a crise instalada pela presidente afastada, Dilma Rousseff. A solicitação foi feita nesta quarta-feira (22) pelo peemedebista durante a primeira reunião do grupo que vai discutir a agenda, formado pelos ministérios do Planejamento; Relações Exteriores; Indústria, Comércio e Serviços; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ciência, Tecnologia e Inovação; Trabalho e Turismo; e Casa Civil.

Entre as medidas para a retomada da atividade econômica brasileira, está o projeto de lei que altera as regras de exploração do pré-sal, de autoria do ministro José Serra (PSDB-SP). De acordo com o jornal Folha de S.Paulo desta quinta-feira (23), Temer vai dar prioridade para a aprovação do projeto na semana que vem. O texto tira a obrigatoriedade da Petrobras de participar de todos os leilões de campos de petróleo do pré-sal. Envolvida em diversos escândalos de corrupção e altamente endividada, a estatal está sem capacidade para investir e essa obrigatoriedade tem travado negócios no setor.

Segundo a Folha, outras medidas também deverão constar na agenda positiva, como, por exemplo, a redução das restrições para compra de terras no Brasil por estrangeiros, a profissionalização das agências reguladoras e a renovação de concessões com compromisso de novos investimentos. O objetivo, segundo o jornal, é melhorar a confiança na economia brasileira para consolidar sua posição no governo e evitar surpresas no julgamento do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff. Além disso, mesmo com confiança na atual equipe econômica, investidores estrangeiros têm dado recados de que pretendem esperar a definição do cenário político para retomarem investimentos no país.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

Temas relacionados:

X
23/06/2016