Governo tucano lança o Minas Olímpica Geração Esporte

O objetivo do programa é a inserção esportiva de 11 mil crianças e adolescentes

Acompanhe - 16/08/2011

O objetivo do programa é a inserção esportiva de 11 mil crianças e adolescentes

Brasília (16) – O Governo de Minas lançou, nesta terça-feira, em Belo Horizonte, o programa Minas Olímpica Geração Esporte. A solenidade contou com a presença de 97 prefeitos e representantes de 13 instituições superiores de ensino, que serão beneficiados pelo programa até julho de 2013. Neste período, está previsto o atendimento a 11 mil crianças e adolescentes, de 7 a 13 anos, preferencialmente de famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.

O Minas Olímpica Geração Esporte, anteriormente chamado Nova Geração, redirecionou as ações para se tornar um programa de iniciação esportiva focado no desenvolvimento das habilidades motoras, sem perder o caráter de inclusão social. A última edição do programa, ainda como Minas Olímpica Nova Geração, teve início em junho de 2009 e se encerrou em 31 de março de 2011.

O secretário de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), Braulio Braz, explicou que o novo formato do programa valoriza qualitativamente o desenvolvimento de cada educando e o fortalecimento do esporte. “Melhoramos a qualidade dos materiais esportivos, o salário dos coordenadores e estagiários e investimos na capacitação dos profissionais, começando hoje, quando os coordenadores dos núcleos terão um curso de qualificação. Por essa razão, é com enorme satisfação que manifesto a convicção de que todas as administrações municipais e instituições que aqui se fazem representar, assim o fizeram no intuito de evidenciar a decisão de estabelecer um pacto duradouro com o Governo do Estado de Minas Gerais nesta ação, que busca, em síntese, a formação de crianças e adolescentes de Minas Gerais”, disse o secretário.

Investimentos

O programa contará com investimentos, neste segundo semestre, de R$ 2,5 milhões e, em 2012, ao longo de todo ano, com recursos da ordem de R$ 5 milhões do tesouro estadual. Segundo o prefeito de Guaranésia, João Carlos Minchillo, o programa traz benefícios para a saúde do público atendido e ainda tem o caráter preventivo às drogas. “Não tenho dúvida de que o projeto é um grande ganho na vida desses jovens. Eles terão mais responsabilidade e verão a vida de uma outra maneira. Dessa forma fogem das drogas”, comentou.

O prefeito de Pequeri, Hederson Salles, também acredita que o esporte auxilia no combate ao uso de drogas. “É um ponto de apoio para quem não tem oportunidade de lazer sadio. Ela disciplina, ocupa a mente e ajuda a evitar malefícios, como o uso de drogas”, descreveu Salles.

Para a prefeita Luciana Bellotti, de Guarani, o Minas Olímpica Geração Esporte ajudará no desenvolvimento escolar dos alunos e na formação de atletas. “Eles aprendem a ter mais atenção e compromisso, o que ajuda nas notas. Além disso, são incentivados a participarem de campeonatos, como os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg)”, destacou a prefeita.

Kits

O programa Minas Olímpica Geração Esporte vai distribuir para as entidades e prefeituras contempladas kits esportivos, que serão entregues nos dias 29 e 30 de agosto, na Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, em Belo Horizonte. Os kits contêm bolas de futebol de campo, futsal, voleibol infantil e mirim, de iniciação esportiva e de basquete infantil, bomba de ar, redes de futebol, futsal, voleibol, peteca e basquete. Também integram o kit petecas oficial e infantil, cones sinalizadores, cordas de saltitar e de cabo de guerra, arco, boia e prancha de natação, jogo de xadrez, bambolês, colchonete para ginástica e uniformes (camisas, bermudas e coletes).

As atividades deverão ter início em 1º de setembro. Para se cadastrar, o interessado, que deve ter entre 7 e 13 anos, deve procurar a prefeitura de sua cidade, levando carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de matrícula escolar e estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais. Cada município disporá de 100 vagas. Os adolescentes terão aulas três vezes por semana, durante duas horas, e também receberão lanche.

Veja mais

X
16/08/2011