Guerra critica silêncio do governo diante do desastre ambiental

O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), cobrou nesta sexta-feira (18/11) uma resposta da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, à catástrofe ocorrida no Rio de Janeiro com o vazamento de petróleo de um campo operado pela empresa americana Chevron no campo de Frade, na Bacia de Campos, litoral norte fluminense.

Acompanhe - 18/11/2011

Brasília – O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), cobrou nesta sexta-feira (18/11) uma resposta da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, à catástrofe ocorrida no Rio de Janeiro com o vazamento de petróleo de um campo operado pela empresa americana Chevron no campo de Frade, na Bacia de Campos, litoral norte fluminense.

O acidente pode ser até vinte e três vezes maior que o estimado pela petrolífera, segundo o geólogo John Amos, da ONG SkyTruth. Através das imagens captadas pela Nasa, Amos percebeu um vazamento de 3.738 barris por dia entre 9 e 12 de novembro, totalizando pelo menos 15 mil barris. A Chevron, empresa responsável pela exploração na região, disse terem vazado 650 barris ao longo desses dias.

“A Polícia Federal diz que o vazamento de óleo no litoral do Rio é uma catástrofe e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ninguém sabe ninguém viu…”, cobrou Sérgio Guerra. Ele destacou que, enquanto ambientalistas do mundo todo mostram-se preocupados, “a maior autoridade ambiental do País não fala uma linha sobre o assunto”. O presidente tucano observou ainda que nem o site do Ministério do Meio Ambiente faz menção ao vazamento. E questionou: “Estão escondendo algo? Onde está a preocupação ambiental do governo?”.

A seu ver, ainda é cedo para falar dos impactos, mas é certo que haverá prejuízos para a vida marinha. “Pescadores também poderão ser prejudicados”, acrescentou. Na manhã desta sexta-feira, ativistas do Greenpeace protestaram em frente ao escritório da Chevron.

Izabela Fernandes – Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado

X
18/11/2011